O Olímpico Clube é uma agremiação da cidade de Manaus (AM). O ‘Tricolor dos Cinco Aros’ e também como ‘O Clube da Elite de Manaus’ foi Fundado no dia 17 de Outubro de 1938. A sua Sede fica localizada na Avenida Constantino Nery, 1.105, no Bairro Presidente Vargas, em Manaus.
O Olímpico, que foi um dos clubes que ajudou a fundar a Federação Amazonense de Futebol (FAF), mantém um recorde no estadual que perdura há décadas: O jogador Quinha é o maior artilheiro em um jogo do estadual, quando marcou nove gols no jogo vencido pelo Olímpico com o placar de 14 a 1 diante do Independência, no dia 28 de dezembro de 1957, feito jamais igualado por outro jogador.
TÍTULOS
O Olímpico Clube possuí diversas conquistas como os três títulos estaduais em 1944, 1947 e 1967. Uma Taça Amazonas (1967) e dois Torneios Início (1942 e 1947).
‘O Clube da Elite de Manaus’ participou do Campeonato Amazonense em 20 oportunidades: 1939, 1940, 1942, 1943, 1944, 1945, 1946, 1947, 1954, 1955, 1956, 1957, 1964, 1967, 1968, 1969, 1970, 1971, 1972 e 1973.
Ronaldo Elias jogou no clube e foi um dos maiores zagueiros do futebol amazonense e mundial, um dos maiores e melhores jogadores do Olimpico Clube de Manaus. Ronaldo jogou futebol nas décadas de 60 e 70 no Olympico Club atuando muitas partidas como defensor, fazendo algumas vezes seus gols.
Pelo seu empenho e dedicação ao glorioso ‘Clube dos Cinco Aros’, Ronaldo também ganhou o merecido título de sócio benemérito do clube. Jogador técnico e disciplinado atuou pelo Olympico durante 17 anos e raramente era punido com cartão amarelo e jamais lhe foi aplicado cartão vermelho.
Ronaldo Elias certamente é um exemplo para todos os atletas e principalmente para aqueles que recebem o prêmio Belfort Duart que é concedido aos jogadores de futebol mais disciplinados. Leonardo Elias, filho de Ronaldo também faz muito sucesso nos gramados e não esconde sua fervorosa paixão pelo Olímpico Clube.
A abertura para os importados
Depois de um breve afastamento, o Olímpico voltada ao futebol para a temporada profissional de 1967. Sempre um clube esbanjante, o Olímpico não hesitou em trazer dezenas de atletas provenientes do estado do Rio de Janeiro, que, ganhavam salários melhores que os chamados “Prata da Casa”. O Olímpico levou o título daquele ano, mediante ao profissionalismo que já habitava os campos cariocas a mais tempo. Na final contra o Nacional, duas vitórias por 2 a 0 já no ano de 1968.
O Retorno em 2007
Depois de mais de 20 anos desativado, O ‘Tricolor dos Cinco Aros’ voltou a ativa em 2007, na disputa do Campeonato Amazonense da Série B. Todavia, após alguns resultados negativos, quando enfrentaria o CDC em Manicoré, não chegaram a tempo por causa de uma forte tempestade com ventania durante a viagem de barco até o município de destino e perderam por W.O..
O clube utilizou o argumento de que houve um “caso fortuito com força da natureza” no barco em que estariam viajando e mesmo assim a FAF não aceitou o pedido de clemência e deram a viagem a Manicoré como inexistente. Como resultado, o clube foi banido por 2 anos de todas as competições amazonenses.
A decisão tomada pela entidade foi considerada por muitos exageradamente enérgica quanto a punição ao clube, já que todos sabiam das dificuldades que se tinha em viajar de Manaus a Manicoré.
FONTE E FOTO: Wikipédia – Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto
Só para citar um ponto.
Encontrei diversos recortes do Olímpico Club, do Rio.
Posso assegurar que 95% das reportagens eram fora do Rio de Janeiro.
Sobretudo, no Paraná, Nordeste e Norte do país!
Abraços!
Ielo e Vitor,
Não me profundei, mas acredito que há outros ‘Olímpico Clube’ espalhados pelo Brasil.
Esse Esporte Clube Olímpico (ECO), no qual você Ielo debutou no esporte, pode ter ligação
com os demais Olímpicos!
Por que será que existiram e existem tantos Olímpicos? Uma boa sugestão de pauta! rs
Abração!
Sergio, Vitor e amigos,
Pelo que podemos deduzir o clube carioca, mesmo não tendo a fama dos grandes clubes de futebol, foi inspiração para os clubes de BH e Manaus e outros, e com as mesmas indentificações e propostas “clubisticas” da pratica dos esportes olimpicos, sendo o futebol mais um esporte praticado pelos clubes. Muito interessante estes fatos.
Abs.
Em tempo:
Apenas por curiosidade, meu primeiro “time de Futebol de Salão”, que joguei na minha cidade, foi o Esporte Clube Olimpico – ECO, que por ser vencedor na dec de 70′, foi incorporado pela “grande” e eterna Associação Atlética Botucatuense. Lembrando que o Futebol de Salão não é considerado esporte olimpico, nem o futsal.
Vitor Dias,
Eu moro próximo ao Olímpico Club, que fica em Copacabana!
Essa equipe fez diversas excursões pelo Norte, Nordeste e até no Sul do país
Eu publiquei um pouquinho da história do clube carioca: http://cacellain.com.br/blog/?p=31147
Como vê… Há diversos Olímpicos pelo país! rs
Abraços!
Meu amigo Ielo,
Até aonde pesquisei, não foi por razões financeiras que o Olímpico não participou!
Creio que a competição não empolgava tanto assim a diretoria!
Abração!
Curiosamente há um Olympico Club em Belo Horizonte com escudo similar: http://olympico.com.br/
O de BH nunca teve equipe de futebol. No vôlei, chegou a participar da Superliga de vôlei masculino.
Sergio e amigos,
O Olympico club foi um dos grandes da dec 60′ e inicio da dec 70′.
Curioso é entender porque após o titulo de 1947, não disputou em 1948 o campeonato amazonense, e nem os anos seguintes.
Abs.