O Club Vasco da Gama foi uma agremiação da Cidade Manaus (AM). O clube foi Fundado no dia 11 de outubro de 1913 por membros da colônia portuguesa de Manaus. Na sua fundação, Manoel Pinto era eleito presidente e Soeiro capitão do time titular.
Sua primeira partida foi realizada no dia 15 de novembro de 1913 quando perdeu por 4 a 1 do Manáos Sporting, no campo do Bosque Municipal. Participou do Campeonatos Amazonense de 1914 e 1915.
No dia 28 de dezembro de 1913, o Vasco era convidado para um duelo contra uma nascente equipe: o Rio Negro.O duelo aconteceu no Bosque e os cruz-maltinos não tiveram dificuldades para golear os Rio-Negrinos por 5 a 1. Na revanche, os vascaínos goleavam novamente seu adversário por 5 a 2. Adentrando o ano de 1914,é realizado o 1º Campeonato Amazonense e o Vasco se inscreve para participar das duas divisões do torneio. Na 1ª Divisão, o clube estreia com uma derrota de 3 a 0 frente ao Manáos Athletic. Já no Estadual de 1915, o Vasco estreava com uma derrota de 1 a 0 para o Nacional. Depois de alguns jogos, o clube português acabou abandonando a competição em protesto contra a Liga. Nos dois únicos campeonatos que disputou, o Vasco participou com o mesmo time: Argentino; Martins e Borges; Pinto, Otto e Marques; Soeiro, Meyer, Abílio, Aguiar e Osterreich.
Logo após sua retirada e do fim do certame Baré, o Vasco se fundia com outra equipe,o Onze Português, para dar origem, em 18 de agosto de 1915, a um novo clube: a União Sportiva Portuguesa. Durante sua curta existência, o cruzmaltino Baré teve como principal rival as equipes do Luso e do Onze Português,ambas equipes também formada por portugueses.
Um fato curioso é que o clube Baré foi o primeiro Vasco do Brasil a praticar o futebol, antes mesmo do que o Vasco carioca, que só criou sua equipe de futebol no final de 1915, quando o Vasco manauara já não existia. É bom lembrar que o cruzmaltino manauara não tinha nenhuma ligação com seu homônimo do Rio de Janeiro.
FONTE & FOTO: Acervo de Gaspar Vieira Neto
Amigos,
agreguei nesta postagem a história completa do
Club Vasco da Gama, encaminhada pelo Gaspar!
Para não fazer outra postagem, optei em agregar aqui a história completa!
Abraços!
Meu amigo Ielo, creio que o Vasco e o Onze Português participaram de 1915, mas perguntarei ao Gaspar!
Sobre o escudo, na foto é possível notar que há dois contornos: um arredondado na parte de baixo e outro pontiagudo. Então, ambos estão corretos. Sobre a Cruz de Malta, redesenhei em cima da foto (que está em alta resolução) o que acabou ajudando!
Grande abraço!
Sergio,
Parabens pelo artigo.
Pelo histórico descrito, o Club Vasco da Gama disputou o 1o campeonato em 1914 e o segundo em 1915, e ao final deste campeonato fundiu-se com o Onze Português.
Como tenho em meus cadastros apenas a participação do Onze Português em 1915, gerou agora a dúvida: quem participou do campeonato de 1915? Ou os dois clubes de origem portuguesa participaram?
Para agravar, temos a participação também de outro clube de origem portuguesa em 1915: O Luso Foot-Ball Club ou, pode ter cido o conhecido e importante Luso Sport Club.
Quem foram realmente os participantes de 1915?
Manáos Athletic Club (campeão)
Atlético Rio Negro Clube
Manáos Sporting Club
Onze Nacional
Luso Foot-Ball Club ou Luso Sport Club?
Onze Português ou Club Vasco da Gama?
O artigo também esclarece, que tanto o Club Vasco da Gama como o Onze Português originou a grande União Sportiva Portuguesa em 1916.
Sobre o escudo do Vasco, já publicado pelo McNish, pressupõe uma visão diferente em alguns detalhes do escudo, considerando as observações e interpretações de cada um. Não podendo precisar qual se aproximaria do real.
Na minha modesta opinião, acho que sua cruz a há mais correta (cruz de cristo), e o formato do escudo a do McNish, ou seja, a base arredondada, considerando o “chamado” em heraldica de “escudo portugues”. Mas, são apenas opiniões interpretativas.
Abs.