Foto do Vasco da Gama – Manaus (AM): Fundado em 1913

O Club Vasco da Gama foi uma agremiação da Cidade Manaus (AM). O clube foi Fundado no dia 11 de outubro de 1913 por membros da colônia portuguesa de Manaus. Na sua fundação, Manoel Pinto era eleito presidente e Soeiro capitão do time titular.

Sua primeira partida foi realizada no dia 15 de novembro de 1913 quando perdeu por 4 a 1 do Manáos Sporting, no campo do Bosque Municipal. Participou do Campeonatos Amazonense de 1914 e 1915.

No dia 28 de dezembro de 1913, o Vasco era convidado para um duelo contra uma nascente equipe: o Rio Negro.O duelo aconteceu no Bosque e os cruz-maltinos não tiveram dificuldades para golear os Rio-Negrinos por 5 a 1. Na revanche, os vascaínos goleavam novamente seu adversário por 5 a 2.             Adentrando o ano de 1914,é realizado o 1º Campeonato Amazonense e o Vasco se inscreve para participar das duas divisões do torneio. Na 1ª Divisão, o clube estreia com uma derrota de 3 a 0 frente ao Manáos Athletic.                 Já no Estadual de 1915, o Vasco estreava com uma derrota de 1 a 0 para o Nacional. Depois de alguns jogos, o clube português acabou abandonando a competição em protesto contra a Liga. Nos dois únicos campeonatos que disputou, o Vasco participou com o mesmo time: Argentino; Martins e Borges; Pinto, Otto e Marques; Soeiro, Meyer, Abílio, Aguiar e Osterreich.

Logo após sua retirada e do fim do certame Baré, o Vasco se fundia com outra equipe,o Onze Português, para dar origem, em 18 de agosto de 1915, a um novo clube: a União Sportiva Portuguesa.                                                         Durante sua curta existência, o cruzmaltino Baré teve como principal rival as equipes do Luso e do Onze Português,ambas equipes também formada por portugueses.

Um fato curioso é que o clube Baré foi o primeiro Vasco do Brasil a praticar o futebol, antes mesmo do que o Vasco carioca, que só criou sua equipe de futebol no final de 1915, quando o Vasco manauara já não existia. É bom lembrar que o cruzmaltino manauara não tinha nenhuma ligação com seu homônimo do Rio de Janeiro.

 

FONTE & FOTO: Acervo de Gaspar Vieira Neto 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Foto do Vasco da Gama – Manaus (AM): Fundado em 1913

  1. Sergio Mello Autor do post

    Amigos,

    agreguei nesta postagem a história completa do
    Club Vasco da Gama, encaminhada pelo Gaspar!

    Para não fazer outra postagem, optei em agregar aqui a história completa!

    Abraços!

  2. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo, creio que o Vasco e o Onze Português participaram de 1915, mas perguntarei ao Gaspar!

    Sobre o escudo, na foto é possível notar que há dois contornos: um arredondado na parte de baixo e outro pontiagudo. Então, ambos estão corretos. Sobre a Cruz de Malta, redesenhei em cima da foto (que está em alta resolução) o que acabou ajudando!

    Grande abraço!

  3. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Parabens pelo artigo.

    Pelo histórico descrito, o Club Vasco da Gama disputou o 1o campeonato em 1914 e o segundo em 1915, e ao final deste campeonato fundiu-se com o Onze Português.

    Como tenho em meus cadastros apenas a participação do Onze Português em 1915, gerou agora a dúvida: quem participou do campeonato de 1915? Ou os dois clubes de origem portuguesa participaram?

    Para agravar, temos a participação também de outro clube de origem portuguesa em 1915: O Luso Foot-Ball Club ou, pode ter cido o conhecido e importante Luso Sport Club.

    Quem foram realmente os participantes de 1915?

    Manáos Athletic Club (campeão)
    Atlético Rio Negro Clube
    Manáos Sporting Club
    Onze Nacional
    Luso Foot-Ball Club ou Luso Sport Club?
    Onze Português ou Club Vasco da Gama?

    O artigo também esclarece, que tanto o Club Vasco da Gama como o Onze Português originou a grande União Sportiva Portuguesa em 1916.

    Sobre o escudo do Vasco, já publicado pelo McNish, pressupõe uma visão diferente em alguns detalhes do escudo, considerando as observações e interpretações de cada um. Não podendo precisar qual se aproximaria do real.

    Na minha modesta opinião, acho que sua cruz a há mais correta (cruz de cristo), e o formato do escudo a do McNish, ou seja, a base arredondada, considerando o “chamado” em heraldica de “escudo portugues”. Mas, são apenas opiniões interpretativas.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *