Cícero Costa: O 1º Grande Craque da História do Futebol Amazonense

POR: Gaspar Vieira Neto
O Amazonas viu desfilar em seus gramados grandes jogadores que ficaram eternizados na história do futebol local. Entre eles pode-se destacar Paulo Onety, Pepeta, Berg, Edson Piola, Delmo, etc. Mas afinal, quem teria sido o primeiro artilheiro e craque da história do futebol Baré?

Aquele que encantava nossos bisavôs e trisavôs? Esse desconhecido jogador chamava-se Cícero Costa. Cícero nasceu por volta do ano de 1894 e, ainda muito jovem, teve contato com o futebol. De início não se agradou daquele esporte mas,com o tempo, acabou apaixonando-se pelo futebol,passando então a jogar suas primeiras”peladas”.

É em 1909 que se tem a primeira notícia da participação de Cícero em um clube local, pois nesse ano ele era atacante do Reserve Club. Ainda em 1909 jogou nas equipes do Amazonas Football Club e Brasil Football Club. Cícero era muito ágil em campo, com dribles desconcertantes e um forte chute.

Devido ao seu enorme talento, passou a ser preterido por vários clubes.

Durante os anos de 1910 a 1912 defendeu as equipes do Riachuelo, Fluminense, Brazilian Team e Sport Club Amazonense. Em 1913 Cícero Costa foi convocado para fazer parte de um combinado amazonense que foi formado para realizar uma série de jogos contra os ingleses do Manáos Athletic.

Durante os confrontos ele foi um dos principais destaques dos amazonenses, marcando belos gols. Durante os anos de 1912 a 1913, Cícero defendia o time do Brasil que nesses anos teve uma rivalidade ferrenha com o Manáos Athletic. Na verdade, Cícero era o terror do time inglês. Prova disso é que em um jogo em que o Brasil goleou o Athletic por 5 a 1, ele marcou três gols, coisa que nenhum jogador amazonense conseguia fazer frente ao poderoso time britânico.

Após a extinção do Brasil, Cícero passou a fazer parte do ataque da recém fundada equipe do Nacional. É no ano de 1914 que se realizava o 1º Campeonato Amazonense de futebol. A disputa pelo titulo foi decidida, palmo a palmo, entre o Nacional e o Manáos Athletic.

No final,o clube inglês acabou conquistando o titulo. Mas Cícero também havia deixado sua marca. Defendendo o Nacional, foi o artilheiro do campeonato marcando 16 gols. Finalmente,em 1916, Cícero conquistava seu primeiro título pelo Nacional, quando sagrou-se campeão amazonense daquele ano.

Seu enorme talento acabou chamando a atenção dos dirigentes do Clube do Remo de Belém. Contratado pelo clube azulino,foi tricampeão Paraense em 1917,1918 e 1919.

Em 1917,os dirigentes do Nacional o chamaram novamente para participar das partidas decisivas do clube. Com tão importante reforço, Cícero conquistava o bicampeonato pelo Nacional. Cícero ainda foi convocado para a seleção Paraense que veio a Manaus realizar uma série de amistosos, em 1918, na inauguração do Parque Amazonense.

Em 1919 Cícero voltava para Manaus,onde fundou um clube de futebol na faculdade de direito onde estudava. Em 1920 é contratado pelo Rio Negro onde disputou algumas partidas.

A partir de 1921 o nome do craque desaparece dos noticiários esportivos. Talvez tenha abandonado o futebol ou se mudado para outra cidade.Também não se sabe o motivo e data de sua morte. Mas Cícero já havia deixado seu nome no olimpo da história do futebol Baré, onde brilhou nos gramados há mais de 100 anos atrás.

 

FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *