O Guanabara Futebol Clube foi uma agremiação oriunda da cidade de Recife (PE). Ao longo da sua existência, o clube recebeu algumas alcunhas como: os ‘Guanabarinos’, ‘Periquitos do Coqueiral’ ou ‘Alvi-Esmeraldas (alviverde) de Tigipió’ . O Guanabara foi Fundado na Terça-feira, do dia 11 de Outubro de 1928.
A sua Sede e campo ficavam na Rua do Progresso, 127, no Bairro do Coqueiral, até 1940. Depois se mudou para a elegante Sede da Rua Falcão de Lacerda, 246, no Bairro do Tigipió, no Recife. Nos anos 50, nova mudança. Agora a sua Sede ficava na Avenida José Rufino, s/n, no Bairro de Estância, no Recife.
Nos anos 30, o time realizou diversas excursões pelo interior pernambucano, posteriormente ingressou na Associação Suburbana de Desportes Terrestres (ASDT). Em 1943, passou para a Federação Pernambucana de Desportos (FPD), e, no mesmo ano, conquistou o título da Zona Sul, referente ao Campeonato da Terceira Divisão. Durantes vários anos participou do Campeonato da Segunda Divisão, com algum destaque.
Time-base de 1943: Baby; Demesio e Bebé; Napoleão, Mendonça e Zébraz; Malaquias, Naná, Joca, Genival e Sibita. Técnico: Pimentel.
Time-base de 1945: Ulisses; Demesio e Gilvan; Ademar (Alemão), Zeca (Rabelo) e Braz; Dudu, Mangueira, Zé das Cabras, Da Tramways (Irineu) e Genival. Técnico: Pimentel.
FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco