Guanabara Futebol Clube – Recife (PE): Fundado em 1928

O Guanabara Futebol Clube foi uma agremiação oriunda da cidade de Recife (PE). Ao longo da sua existência, o clube recebeu algumas alcunhas como: os ‘Guanabarinos’, ‘Periquitos do Coqueiral’ ou ‘Alvi-Esmeraldas (alviverde) de Tigipió’ . O Guanabara foi Fundado na Terça-feira, do dia 11 de Outubro de 1928.

A sua Sede e campo ficavam na Rua do Progresso, 127, no Bairro do Coqueiral, até 1940. Depois se mudou para a elegante Sede da Rua Falcão de Lacerda, 246, no Bairro do Tigipió, no Recife. Nos anos 50, nova mudança. Agora a sua Sede ficava na Avenida José Rufino, s/n, no Bairro de Estância, no Recife.

Nos anos 30, o time realizou diversas excursões pelo interior pernambucano, posteriormente ingressou na Associação Suburbana de Desportes Terrestres (ASDT). Em 1943, passou para a Federação Pernambucana de Desportos (FPD), e, no mesmo ano, conquistou o título da Zona Sul, referente ao Campeonato da Terceira Divisão. Durantes vários anos participou do Campeonato da Segunda Divisão, com algum destaque.

 Time-base de 1943: Baby; Demesio e Bebé; Napoleão, Mendonça e Zébraz; Malaquias, Naná, Joca, Genival e Sibita. Técnico: Pimentel.

Time-base de 1945: Ulisses; Demesio e Gilvan; Ademar (Alemão), Zeca (Rabelo) e Braz; Dudu, Mangueira, Zé das Cabras, Da Tramways (Irineu) e Genival. Técnico: Pimentel.

FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *