HISTÓRIA DO BAFO
Fundado a 15 de Novembro de 2004 o Barras Futebol Club tem sua sede na cidade de Barras, Estado do Piauí. Seu nome é uma homenagem à cidade de origem, que possui 50 mil habitantes e fica localizada no meio-norte do Piauí, distante da capital Teresina 119 quilômetros.
Com as cores azul, vermelho e branco o Barras homenageia mais uma vez a cidade que leva seu nome, pois estas são as cores da bandeira da “Terra dos Governadores” – como é conhecida a cidade de Barras. O seu mascote é o “Leão” e são fundadores do Barras Futebol Club, apelidado carinhosamente pela torcida de “Bafo” e “Leão do Marathaoan”, os desportistas Francisco das Chagas Rêgo Damasceno (prefeito do Município de Barras), Paulo Afonso Silva, Robert Brow Carcará e Luiz Gongaza e Silva.
O centro de treinamento e sede do Barras Futebol Club é o Estádio Municipal Juca Fortes, com capacidade para 6 mil pessoas, localizado no centro da cidade de Barras à Rua São José, s/nº, Cep: 64.100-000.
[img:O_est__dio_Juca_Fortes____a_Toca_do_Le__o.jpg,resized,centralizado]
A história do Leão do Marathaoan no futebol profissional do Estado do Piauí teve início em 2005 quando participou pela primeira vez da Segunda Divisão do Campeonato Piauiense sagrando-se logo campeão estadual e garantindo o direito de participar da elite do futebol piauiense no ano seguinte.
Em 2006 o Barras Futebol Club inicia sua trajetória na Primeira Divisão do Campeonato Piauiense contra o Caiçara, da cidade de Campo Maior, no Estádio Deusdeth de Melo, na vizinha cidade, vencendo fora de casa por 3×1. Está foi portanto a primeira vitória do Barras na Primeira Divisão do Estadual e o Caiçara Esporte Clube entrou para a história do Bafo por ser o primeiro time a perder para Leão do Marathaoan na Primeira Divisão do Estadual Piauiense. O Campeonato Piauiense de 2006 foi memorável para o Barras, que era franco favorito ao título. Na decisão enfrentou o Parnahyba Sporting Club, da cidade de Parnaíba, em duas partidas realizadas no Estádio Albertão, em Teresina. Na primeira partida houve um empate de 1×1 e na segunda o Barras perdeu por 1×0, deixando para o time do Parnahyba o título de campeão estadual. Mas o vice-campeonato foi também muito honroso para um time com apenas dois anos de fundação.
Tendo sido vice-campeão piauiense de 2006 o Barras ganhou o direito de ser um dos dois representantes do Estado do Piauí na Copa do Brasil. Seu adversário na primeira fase foi o Ceará Sporting Club, tradicional time do vizinho Estado do Ceará. Na primeira partida, realizada a 22 de Fevereiro de 2007, no Estádio Juca Fortes, na cidade de Barras, o Bafo venceu o Ceará por 1×0, gol do lateral-esquerdo Ricardo e esta tornou-se portanto a primeira vitória do Barras numa competição nacional e o Ceará – o primeiro time de outro estado a perder para o Barras em sua história. Na partida de volta, realizada no Estádio Presidente Vargas, na cidade de Fortaleza-CE, o Barras perdeu por 2×0, gols assinalados no segundo tempo da partida, resultado que eliminou o Barras da Copa do Brasil 2007.
Com uma história ainda curta no cenário do futebol piauiense, mas de futuro promissor, o Barras Futebol Club já se firma como um dos grandes do nosso futebol.
Fonte:Site oficial
Lembrando que com a vitória de ontem (27.09.07) por 4 a 0 contra a equipe da Tuna Luso, de Belém do Pará, o Barras assumiu a liderança em seu grupo e só depende de si mesmo para conseguir a classificação para a 4ª fase da Série C e tentar obter uma das 4 vagas para a Série B.
Já imaginou o Piauí na Série B em 2008. E um time do interior, para tristeza de muitos da capital (Teresina).