Avaí Futebol Clube – Curitiba (PR): Fundado em 1942

No Torneio Início realizado no dia 1° de março de 1942, o ex-Savoia enfrentou o Clube Atlético Paranaense e Coritiba FC com o nome de Avaí (nome que não vingou e logo depois da competição, passou a se chamar Esporte Clube Brasil). O Avaí jogou o Torneio Início de 1942 da seguinte forma: Laio; Tade e Ieiê; Militão, Mário e Mendes; Bolinha, Tute, Servilho, Ivan e Dudu.

Segundo o pesquisador Willian Sanfelice Bohlen, no Estatuto constavam alguns dados que deu a ideia de como seria o escudo do Avaí Futebol Clube.

1°. Substituição do nome do clube por outro que a assembleia
Geral aprovar;


2°. Oficialização da nova bandeira, escudo, sem alteração
das cores verde, branco e vermelho;


3°. Reforma dos estatutos no que se refere a troca de nome já mencionada.

Foi definido então o nome Avaí e a permanência das cores italianas do Savóia no novo clube, que teve uma vida efêmera.

FONTES: Willian Sanfelice Bohlen – Correio do Paraná

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 06. Rodrigo Oliveira, Escudos, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Avaí Futebol Clube – Curitiba (PR): Fundado em 1942

  1. Antonio Mario Ielo

    Sergio e Willian,

    Primeiramente, queria parabenizar pelo belo trabalho de pesquisa sobre a mudança do nome do Savóia FC, que por assembleia do dia 25fev 1942 mudou de nome para Avai FC, e posteriomente em 3mar de 1942 passou a chamar Esporte Clube Brasil.

    Na minha opinião, a diferença de 6 dias de uma assembleia para outra, demostra que não foi possivel alterar o Estatuto no Cartorio de Registro, bem como demais documentos de identificação do clube, assim entendo que oficialmente para a federação e demais documentos o Savoia FC mudou de nome para Esporte Clube Brasil. O nome Avaí FC não chegou a ser registrado, tornando sem efeito a assembleia de 25 de fevereiro.

    Foi importante o artigo, considerando que mesmo não oficializado, o Avaí FC “existiu” no festival esportivo do Torneio Inicio de 1942.

    Este fato que ocorreu com o Savoia, também ocorreu com outros clubes que precisaram por força de lei alterar o nome, e tiveram nomes intermediarios, uns com poucos dias, outros como o Palestra de São Paulo, que durou um campeonato inteiro.

    Parabens pelo trabalho, e a confirmação do escudo do Brasil com o contorno do losangulo em azul anil, fato este que causava ainda duvidas, conforme livro da história do Paraná Clube.

    Abs.

  2. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,

    O Willian fez os seguintes esclarecimentos:

    O mundo estava em plena 2ª Guerra Mundial, e os países do eixo eram inimigos, a CBD, baixou uma norma que os clubes que tivessem ligações com esses países, deveriam mudar as suas denominações.

    Assim o Palestra Itália F.C, a partir de 1° de fevereiro de 1942, passou a se chamar Palestra Paranaense F.C e dias depois o Savóia passou a se chamar Avaí F.C e posteriormente E. C. Brasil.

    “No dia 25 de Fevereiro de 1942 a aprovação do nome do Avaí Futebol Clube em assembleia extraordinária geral;

    Em 03 de Março de 1942 o Avaí já mudou para Esporte Clube Brasil;

    Em 08 de Março de 1942 disputou sua primeira partida como E.C. Brasil perdendo por 3 a 1 para o Atlético-PR na estréia do Campeonato Paranaense daquele ano”.

    Um grande abraço!

  3. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Caso bem curioso e dificil de catalogar, considerando que não foi disputado nenhuma partida pelo campeonato citadino, mas disputou o festival do Torneio Inicio, que a rigor, não são partidas inteiras de 90 min.

    Pelo que foi descrito, temos:

    1942, ??dia??mes – alteração do estatuto de Savóia para Avaí Futebol Clube.

    1942, 1 março – Disputou o Torneio Inicio como a nova denominação Avaí Futebol Clube,

    1942, ??dia??mes – alterou novamente o estatuto, como o novo nome Esporte Clube Brasil.

    1942, ??dia??mes – disputou a 1a partida do campeonato com o novo nome Esporte Clube Brasil.

    Pecisamos também destas datas para registrar, como foi o fato do Palestra de São Paulo, que no mesmo ano disputou um campeonato inteiro.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *