Sacramenta Esporte Clube – Belém (PA)

Um escudo já conhecido é o do Sacramenta Esporte Clube, de Belém. O clube  alviverde participou dos Campeonatos Paraenses de 1961, 1962, 1968, 1969, 1970, 1971, 1976 e 1977.

O time tem um título em sua história: foi campeão Paraense da Segunda Divisão em 1957. Atualmente, o time se dedica as categorias de base e, recentemente, figurou positivamente no futebol feminino local.

Redesenho do escudo e uniforme: Sérgio Mello

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 21. Felipe Feitosa, Curiosidades, Escudos, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

11 pensou em “Sacramenta Esporte Clube – Belém (PA)

  1. Marco

    Respondendo a pergunta do Roberto Saraiva

    o Campo do Sacramenta surgiu em 1949 e se chama MARTINIANO DE ALMEIDA, que recebeu este nome por bons serviços prestados ao Clube, pela revolução que fez no futebol do bairro. Ele era funcionário de saúde do Estado. Martiniano era incansável, nos dias de jogos fazia coleta na beira do campo e também tirava dinheiro do próprio bolso para pagar os jogadores.
    Hoje o campo é de areia mais no passado era gramado.

    Respondendo ao Gustavo

    os que se destacaram foram os seguintes jogadores: BORRACHÃO, PATURI, ELOI,(TUNA) MÁRIO, (TUNA) NASCIMENTO, SAPATEIRO, FEFEU,(TUNA, PAYSANDU) FERNANDO CARIOCA (foi treinador do Sporte Belém), CURIÓ, VELA BRANCA, CORUJA, MIGUEL que foi ponta esquerda do Paysandu.

    Seus fundadores foram entre outros: Luiz Queiroz Araújo, Clementino dos Santos , Manoel Fernandes do Nascimento e Raimundo Nonato Lobato, o (CANHOTO)

    Forte abraço a todos !!!

  2. Romildo es morador do bairro

    O campo da Sacramenta, pra quem tá desenformado, tinha um belo gramado e recebeu, sim, times da 1ª Divisão, pois eu mesmo assisti os jogos lá. Tuna e Clube do Remo.. O descuido da administração, descaso das autoridades esportivas… A ganância, foram a desgraça. No que terminou nisso aí. Só areia… E desapropriação, redução para construir uma UPA… Que não deveria ter acontecido, retirou o espaço esportivo do bairro.

  3. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    – “Bacana” esta discusão, pois muitos clubes que pesquisamos, tem campos assim, quando tem.

    Mas sempre tem um endereço sede, até por força de lei ao registrar um estatuto ou CNPJ tem que ter um endereço, nem que seja a casa de algum socio, provisoriamente. Agora, estádio, campo gramado, campo de terra batido, é outra história.

    Na minha modesta opinião, eu classificaria como “Campo do Sacramenta”, como no proprio blog Grã-Bretanha, até menciona, “O famoso Campo do Sacramenta”, e disse mais, que ali foi um campo importante, que houve vários jogos. Considerando também, que é possivel, ter existido uma arquibancada de madeira ou mesmo de alvenaria que foi demolida.

    Este campo fica, creio eu, no bairro de Sacramenta? O clube ainda existe, qual é o campo que ele utiliza para as categorias de base e feminino no dias de hoje? Seria o campo do Clube Municipal Julio Cesar?eheheheh.

    Lembrando, que a maioria do clubes de futebol feminino não tem campos proprio, e até não tem sede, sendo o endereço a casa de algum socio ou socia.

    Vamos aguardar prazerosamente, mais informações do Felipe que vem fazendo grandes descobertas.

    Abs.

  4. Felipe Feitosa

    Roberto, no que eu já pesquisei o Sacramenta mandava seus jogos na Curuzu, Baenão, no Aberlado Condurú (Icoaraci) e no Souza (mandava era modo de dizer, pois isso não recebeu jogos da primeira divisão). Eu realmente desconhecia esse campo,mas isso nunca foi estádio, não. Isso não teria condição de receber um jogo profissional sequer (nem arquibancadas tem). O Campo da Aeronáutica – que tem um lance de arquibancadas, com capacidade para 300 pessoas – teria maiores condições para receber jogos. De qualquer modo, irei apurar sobre este campinho, e apresentarei os resultados.

    Grato pela importante contribuição!

  5. Sergio Mello Autor do post

    Vendo as imagens do campo, não tem a menor condição de ser classificado de estádio. Aliás, não deveria, sequer, ser chamado de campo de treino. Está muito mais para campinho de “pelada”. Rs

  6. Felipe Feitosa

    O Sacramenta não possuía estádio. Eles possuem um campinho de treinamento no bairro, mas apenas para treinos (é um terreno baldio). Jogava sempre como visitante nos campeonatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *