O Varzeano Sport Club foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). O ‘Auri-Violeta da Várzea’ foi Fundado no dia 15 de Novembro de 1925, por sócios dissidentes do Varzeano Football Club (Fundado em 1917) e alguns desportistas do bairro. A sua Sede ficava na Rua Francisco Lacerda, 176, no Bairro da Várzea (nos dias atuais ainda restam um pedaço do que foi a sede e o campo).
Cinco meses e 10 dias após a sua fundação, no domingo, no dia 25 de julho de 1926, o Varzeano inaugurou o seu campo (Campo da Várzea). No ano seguinte, foi um dos fundadores da Associação Suburbana de Desportes Terrestres (ASDT), em 1927. Neste mesmo ano o Varzeano S.C. se sagrou campeão do I Campeonato Suburbano de 1927.
Time-base de 1927: Milton; Penaforte e Joãozinho; Miranda, Pé de Ouro e Mazinho; Adabelberto, Aggeu, Zezé, Raphael (Carvalho) e Fernandes (Ephraim).
Três anos e cinco meses depois do seu surgimento, no domingo, do dia 15 de abril de 1928, diante de pouco mais de 1 mil pessoas, estreou o seu novo uniforme em listras verticais nas cores roxo e amarelo. O Varzeano venceu, em amistoso, o Força Pública pelo placar de 3 a 2.
O ‘Auri-Violeta da Várzea’ participou do Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão uma vez: 1933, quando terminou com o vice-campeonato, perdendo a final para o Santa Cruz. Time-base de 1933: Arara; Quida e Perdido; Nilo, Jorge e Zeca; Biu, Zequinha, Quincas, Neco e Alfredo.
Apesar dessa bela campanha, o que deveria servir como motivação acabou não acontecendo. Após alguns anos paralisado, alguns abnegados torcedores se juntaram e reorganizaram o Varzeano Sport Club no dia 13 de julho de 1938, mudando de Sede, passando para a Rua Francisco Lacerda, 388, igualmente situado no Bairro da Várzea (atualmente o local fica a Igreja Adventista do Sétimo Dia).
Contudo, o Varzeano não foi mais o mesmo e devido aos maus resultados e paralelamente o desinteresse dos sócios o clube foi definhando pouco a pouco até desaparecer em definitivo.
FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Ielo,
Só para completar as questões pendentes.
O Paulista Football Club era áureo-anil e
o Centro Sportivo Pernambucano era tricolor,
nas cores azul, preto e branco!
Um grande abraço!
Meu amigo Ielo,
suas palavras de incentivo são importantes, pois sei que o amigo
é criterioso!
Sobre os times restantes (Colligação Sportiva Recifense – Paulista Football Club – Casa Forte Sport Club – Centro Sportivo Pernambucano – Associação Atlética do Arruda)… Todos foram encontrados!
O que falta agora é encontrar informações mínimas para publicá-las!
E, eu publicarei uma por uma!
Pode cobrar! rs
Um grande abraço!
Amigos,
Com este extraordinário trabalho incansavel do Sergio Mello, temos do total de 66 participantes dos campeonatos pernambucanos deste 1915 até os dias de hoje, 61 escudos.
Só falta serem redescobertos e publicados 5 escudos, a saber:
1915 – Colligação Sportiva Recifense (auri-negro), única participação e ultimo colocado.
1916 – Paulista Football Club (???) e Casa Forte Sport Club (alvi-anil), participaram também em 1917.
1926 – Centro Sportivo Pernambucano (tricolor: ?????), única participação, ficando na 6a colocação, antepenúltimo.
1931 – Associação Atlética do Arruda (tricolor: alvi-negro-anil), única participação, ficando em penúltimo.
Isto significa 92,42% dos escudos já redescobertos dos participantes dos campeonatos pernambucanos (1a divisão).
Parabens Sergio,
Abs.
Olá meu amigo Ielo.
Em relação a Liga Suburbana… Ela foi criada no começo de 1929.
Sobre o Varzeano FBC, há poucas informações, mas consegui a fundação, campo , endereço, cores, mas não encontrei nenhuma foto até o momento para poder fechar com o escudo e/ou uniforme!
Abraços!
Sergio,
Muito bom, principalmente da confirmação da participação do Varzeano Sport Club no campeonato de 1933.
Fincando a duvida da fundação da Liga Suburbana, se foi em 1927 ou 1929?
Esclarecendo que também existiu o Varzeano Foot-Ball Club (tricolor – verde, branco e veremelho), fundado em 1917 no mesmo bairro, que participou do campeonato pernambucano principal em 1919, 1920 e 1921. E co-existiu com o Varzeano Sport Club, disputando-os o mesmo campeonato suburbano de 1930.
Abs.