Atheniense Foot-Ball Club – Recife (PE): Fundado em 1922

O Atheniense Foot-Bball Club foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). Fundado no dia 03 de Dezembro de 1922, o clube possuía algumas alcunhas: ‘Alvinegros de Campo Grande’, ‘Gregos de Campo Grande‘ ou ‘Pae Suburbano’. A sua Sede ficava localizada na Avenida Bernardo Vieira, s/n, enquanto o seu Estádio Campo Grande, se localizava na Rua Othon Mendes, 28, no bairro de Campo Grande.

A partir do final da década de 1920, o futebol suburbano recifense teve um grande impulso, com a criação da Associação Suburbana dos Desportos Terrestres (ASDT), em 1º de fevereiro de 1929. Seus primeiros afiliados foram os seguintes times:

Tráfego, Aurora, Fluminense, Afogadense, Arruda Diversional, Monteirense, Santos Dumont, Independência, Varzeano, Cordeirense, Rio Branco, Palmeiras, Torre, Associação Atlética do Arruda, Auto Sport, Nacional, Pina, Recife, Rio Corrente, Jutaí, Atheniense, Tuyuti, ABC, Íris, Great Western e Tejipió.

Com a criação da ASDT, o futebol suburbano cresceu tanto, que os jogos da primeira divisão do campeonato pernambucano começaram a ficar vazios quando coincidia ter algum clássico suburbano. Vários desses times, incentivados pelo bom futebol e pelas torcidas, ingressaram na primeira divisão do futebol pernambucano, como o Atheniense, Great Western, Associação Atlética do Arruda, Fluminense, Israelita, Encruzilhada e Íris.  Um jogo entre o Íris e o Atheniense, por exemplo, levava uma multidão ao campo onde fosse realizada a partida pelos bairros do Recife.

Em 1929, o Atheniense foi Campeão do Torneio Início  da Liga Pernambucana dos Desportos Terrestres (L.P.D.T.). No ano seguinte, no dia 1º de maio de 1930,   conquistou o Campeonato Suburbano, promovido pela Associação Suburbana de Desportos Terrestres (ASDT). O ‘Gregos de Campo Grandevenceu o Auto Sport Club por 1 a 0 (gol de Marcionillo, na etapa final), conquistando o título da Zona do Norte.

 

ATHENTINENSE ENFRENTOU O BANGU, DE DOMINGOS DA GUIA

Três meses após a conquista do título, o Atheniense fez a entrega das faixas contra o Bangu A.C. (RJ). Então, na quinta-feira, do dia 07 de agosto de 1930, o ‘Alvinegros de Campo Grande’ não foi páreo para o Bangu, que goleou por 5 a 0, no Estádio Avenida Malaquias. Os gols da peleja foram assinalados por Dininho (duas vezes) e Brôa, autor de três gols.

 

ATHENIENSE F.C.                        0          X         5          BANGU A.C.

 LOCAL: Estádio Avenida Malaquias, no Recife (PE)

DATA: quinta-feira, do dia 07 de agosto de 1930

HORÁRIO: 15h48min.

ÁRBITRO: Togo Renan

ATHENIENSE FC: Garapão; Themistocles e Chocolate; Frederico, Marçal e Melleiro; Walfrido, Marcionillo, Pellado (Zé Maria), Raphael e Izaias.

BANGU AC: Médio; Domingos da Guia e Sá Pinto;  Zé Maria, Solon e Eduardo; Cezar, Ladislau, Brôa, Dininho, Jaguarão.

GOLS: Brôa aos 28 minutos;  Dininho aos 36 minutos do 1º tempo. Brôa aos oito e 15 minutos; Dininho aos 25 minutos do 2º tempo.

PRELIMINAR: Força e Luz          2          X         2          Aurora

 

 DA ASCENSÃO A QUEDA

Em 1933, o Atheniense se filiou a Federação Pernambucana de Desportos (FPD). No mesmo ano disputou pela primeira e única vez o Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão. O ‘Gregos de Campo Grande‘ terminou em 3º lugar no seu grupo. Foram 10 jogos, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas; marcando 23 gols e sofrendo 11.

 Em 1937, foi reorganizado, trocou o ‘Foot-Ball’ pelo ‘Sport’, passando a se chamar Atheniense Sport Club, se mudou de endereço: Sítio Novo. A partir daí, o clube ainda disputou alguns campeonatos suburbanos até os anos 40, quando desapareceu de vez.

 

Time-base de 1929: Garapão; Themistocles e Melleiro; Baptista, Dezesseis e Lopita; Zequinha, Walfrido, Pellado, Gato e Raphael.

Time-base de 1930: Garapão; Themistocles e Machinho (Chocolate); Frederico, Marçal e Melleiro; Walfrido, Marcionillo, José Maria (Pellado), Raphael e Izaias.

Time-base de 1940: Ayrton; Sylvio e Cara de Rato; Neguinho, Orlandinho e Biu; Euclides, Cancio, Toinho, Casado e Miguel.

 

 

Fontes: Diário de Notícias – – Diário de Pernambuco – Jornal A Província – Jornal de Recife

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 16. Rodolfo Stella, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *