União Operária Futebol Clube – Cambé (PR): Tragédia decretou o seu fim

União Operária Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Cambé (PR). A equipe Tricolor (nas cores preta, vermelha e branco) foi Fundada em 1936. Esta equipe representava Nova Dantzig (nome da localidade na época) pelas cidades vizinhas que vinham surgindo no norte do Paraná. A cada fim de semana o lá ia a equipe tricolor pelas estradas que cortavam a mata fechada para o lazer de seus habitantes.

Tragédia decretou o fim do União Operária

Foi exatamente numa dessa viagem que ocorreu uma tragédia que determinaria a extinção da agremiação. No dia 03 de novembro de 1940, o União Operária tinha uma partida marcada na cidade Cornélio Procópio, localizada a75 km de distancia.

Na época o trajeto era complicadíssimo e no caminho havia a necessidade de atravessar o Rio Tibagi de canoa. Uma dessas canoas com nove pessoas a bordo virou levando seis integrantes acabaram morrendo. O futebol somente voltaria a fazer parte da vida social dos habitantes dois anos depois, quando remanescentes da União Operária resolveram formar o Guarany Futebol Clube.

 

Fontes: livro “cambe: repensando sua historia” 1992 – Prefeitura Municipal de Cambe

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 06. Rodrigo Oliveira, Escudos, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *