
O Itumbiara Esporte Clube é uma agremiação da cidade de Itumbiara (GO). O ‘Tricolor da Fronteira’ foi Fundado no dia 09 de Março de 1970. A sua Sede fica localizada na Rua Dona Dulica, 29, no Centro da cidade. A equipe manda os seus jogos no Estádio JK, com capacidade para 30 mil pessoas.
Foi campeão estadual goiano em 2008 e ganhou o direito de disputar a Copa do Brasil em 2009. Jogou contra o Corinthians em um jogo que marcou a estreia oficial do jogador Ronaldo Fenômeno no time paulista após vários anos jogando na Europa.
Na década de 60, Itumbiara possuía duas equipes de futebol que proporcionava o clássico denominado “NAGO” (Nacional x Goiás). A rivalidade se expandiu não apenas no âmbito esportivo, mas inclusive no aspecto político partidário.

O Goiazinho não conseguindo acesso á primeira divisão e o Nacional amargando a queda para a segunda divisão motivaram, sobretudo o Sr. Modesto de Carvalho (membro da diretoria do nacional), a mobilizar a junção destas duas equipes com propósito de criar uma equipe mais competitiva e expressiva objetivando o envolvimento mais intenso e fiel dos torcedores.
No dia 4 de março de 1970, o Nacional Esporte Clube e o Goiás Esporte Clube reuniram-se para trata do afastamento de ambos das atividades profissionais junto á federação goiana de futebol cedendo seus patrimônios a títulos de empréstimo á nova entidade que surgia:Itumbiara Esporte Clube.
No dia 9 de março, às 19:30 horas, desportistas de Itumbiara, sócios do Goiás e do Nacional, reuniram-se para fundar a nova agremiação. Na mesma reunião decidiram aproveitar o azul do Goiazinho e o vermelho e branco do Nacional resultando assim no “tricolor“.


Fontes: Livro ‘Arquivos do Futebol Goiano’, de autoria de João Batista Alves Filho – Wikipédia

Sim, porque uniram apenas as duas diretorias formando a do ITUMBIARA E.C., nem os bens móveis e imóveis entraram na fusão.
Exatamente, Roberto.
Mencionei essas conquistas na publicação do Nacional EC (http://cacellain.com.br/blog/?p=71082).
Abs.
Sergio.
O Nacional Esporte Clube é o mesmo que foi campeão da segunda divisão goiana em 1967, 1981 e 1983?