Nacional Esporte Clube – Itumbiara (GO): Fundado em1952

O Nacional Esporte Clube é uma agremiação da cidade de Itumbiara (GO). O ‘Galo’ foi Fundado no dia 13 de Maio de 1952. Mandava seus jogos no Estádio JK com capacidade para 30 mil pessoas. Foi campeão do Campeonato Goiano da 2ª Divisão em 1967, 1981 e 1983. Devido á irregularidades, o clube, em 1985 perdeu os pontos e se afastou do futebol profissional.

O Campeonato Goiano de Futebol de 1984 foi o último campeonato que o Nacional Esporte Clube atuou até o seu término. A equipe conseguiu manter-se na 1ª Divisão fazendo um modesto campeonato estadual acabando em 9º lugar com 19 pontos ganhos; foram 22 jogos, 06 vitórias, 07 empates e 09 derrotas.

Brasileirão

Ganhou o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série B de 1984, mas acabou sendo eliminado na primeira fase da competição pelo Uberlândia. O Uberlândia só não foi campeão invicto da competição em 1984, porque foi derrotado pelo Nacional em Itumbiara por 2 a 1 no jogo de volta. No jogo de ida, deu Uberlândia por 3 a 0.

time-base de 1984: Zé Roberto, Junior, Paulão,Paulo Rocha e Bareta; Humberto, Carlinhos e Amarildo; Tarinho, Tonhão e Adilson;Técnico: Sudaco.

 

Fontes: Livro ‘Arquivos do Futebol Goiano’, de autoria de João Batista Alves Filho – Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 16. Rodolfo Stella, Escudos, Goiás, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *