Associação Mariana de Esportes – Goiânia (GO): Existiu entre 1955 a 1957

A Associação Mariana de Esportes foi uma agremiação da cidade de Goiânia (GO). Fundado em 1946, como a de Associação Bancária de Goiás (ABG). A partir daí, o clube trocou diversas vezes de nome. Em 1949, mudou para União Esportiva Comércio e Indústria ou União Bancária.

Seis anos depois (1955), passou a se chamar: Associação Mariana de Esportes, onde se trocou de endereço passando da Rua 29 para o Município de Campinas (que atualmente é deixou de ser município passando a ser um Bairro de Goiânia).   O Mariana existiu por apenas dois (1957), quando novamente alterou a sua nomenclatura: Associação Campineira de Esportes  e finalmente Campinas, quando foi incorporado ao Vila Nova.

A ABG disputou o Campeonato Goiano da 1ª Divisão em 1947 e 1948. Em 1949, como União Comércio e Indústria, permaneceu na elite do futebol goiano. Em 1953, fez a sua melhor campanha, quando terminou na 4ª colocação.

Em 1955, a Associação Mariana de Esportes fez um  Campeonato Goiano da 1ª Divisão ruim, terminando na penúltima colocação com apenas sete pontos em 14 jogos. Em 1956, fez uma campanha melhor e fechou na 6ª posição com 14 pontos em 18 jogos. Na sua última temporada, em 1957, o Mariana fez a sua melhor atuação, terminando em 4º lugar, com 16 pontos em 18 partidas.

Fontes: Livro “30 anos de Futebol em Goiânia”, publicado em janeiro de 1975, de autoria de Lisita Junior, pela Editora Dom Bosco – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 16. Rodolfo Stella, Escudos, Goiás, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *