O Annapolis Sport Club (deu origem a A.A. Anapolina) foi uma agremiação cidade de Anápolis (GO). Fundado em Janeiro de 1931, após uma fusão entre Bahia Sport Club e Cruzeiro do Sul. Seu presidente interino, aquele que participou da organização da nova equipe, foi o Manoel Gonçalves Cruz.
Primeiro jogo e Diretoria
A estreia nos gramados aconteceu no dia 07 de fevereiro de 1931 fez o primeiro jogo de sua história contra a União Goiana, da Cidade de Goiás, e venceu pelo placar de 2 a 1. Quatro dias depois, foi eleita a diretoria definitiva do Annapolis, sob a presidência do médico Genserico Gonzaga Jayme.
Campo do Jundiahy
Em 03 de setembro de 1933, o Annapolis SC passou a jogar no Campo do Jundiahy, cujo terreno pertencia ao sítio conhecido como João D’ai, adquirido por R$ 400.000,00 (quatrocentos mil réis).
O campo ficava perto das atuais Ruas Dr. Faustino e Joaquim Propício de Pina, no Bairro Jundiaí. Era todo cercado de muro de taipa, para que houvesse a possibilidade de se cobrar ingresso.
História
O Annapolis Sport Club vivia em séria crise financeira. Sendo assim, volta e meia entrava de licença, voltava, tinha o campo leiloado, parava novamente, e assim tentava sobreviver.Vivendo em um regime de semiprofissional, trazia jogadores de fora que jogavam em troca de pensão, comida e roupa lavada. No início da década de 40, o Annapolis Sport chegou a manter uma equipe famosa, na qual apenas Arnaldo, Raul e Zeca eram da cidade.
Em 1944, quando o clube atingiu sua época de maior prestígio, foi obrigado a liberar os passes dos jogadores de fora, pois não poderia mais arcar com as despesas.As dívidas, no entanto, avolumavam-se mesmo chegando ao vice-campeonato de 1946, aproveitando jogadores exclusivos da cidade. A crise apresentava-se, em 1947, como insolúvel.
Dirigia o Annapolis Sport, José Maria do Nascimento Júnior, que havia injetado dinheiro no clube, assim como os seus antecedentes. Os ânimos foram acirrando-se.O presidente, de posse dos livros e estatutos do clube, mantinha-se irredutível. A situação atinge um clímax, com jogadores e antigos dirigentes optando pela criação de uma nova agremiação.
Sai o Annapolis Sport Club e entra Associação Atlética Anapolina
Após sucessivas reuniões, de que participávamos Puglisi, José Elias, Odir da Costa Ferreira, José Abdalla, Edson Hermano, João Asmar e outros, decidiu-se que as cores do novo clube seriam as mesmas do antigo Annapolis Sport Club, calções brancos e camisas vermelhas, e elegeu-se a seguinte diretoria, que tomou posse a 1º de fevereiro de 1948:
Presidente: Gisberto Ferraresi;
Vice-Presidente: José Elias Isaac;
2º Vice: Moisés Roriz Filho;
Secretário: João Pedro Neto;
2º Secretário: Ângelo Carnielo;
Diretor de futebol: Edson Ermano.
No dia 18 de Abril de 1948, estreou a Associação Atlética Anapolina contra o Ferroviário Esporte Clube de Araguari. A Rubra venceu a primeira partida de sua história pela contagem de 3 a 2, com gols de Júlio, Leônidas e Picum.
A primeira escalação da Anapolina foi esta: Juca, Petrônio e Tatu; Arnaldo, Iberê e Zê Lemes; Alípio (Luizinho), Júlio, Juvenal, Picum e Leônidas.
Fontes: Site oficial da A.A. Anapolina – Wikipédia – Arquivo Pessoal
Amigos, em relação a esta segunda foto
(camisa vermelha com as mangas e a gola na cor branca; shorte branco)
não redesenhei o escudo por não ter a certeza do que há nele!
Na dúvida optei em não me arriscar.
Caso alguém consiga enxergar o que há no escudo manda ver! rsrs
Abraços