Flamengo Futebol Clube – Anápolis (GO): Fundado em 1946

O Flamengo Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Anápolis (GO). O ‘Rubro-negro Anapolino’ foi Fundado em 1º de janeiro de 1946, mas o seu registro é de 09 de abril daquele ano. O seu primeiro presidente foi Missac Pateossian. A sua Sede fica na Rua Firmo de Velasco, 1.053, no Centro de Anápolis.

Desde o seu surgimento o principal propósito era participar do Campeonato Citadino, organizado pela Liga Anapolina de Desportos (LAD). Nos anos 50 e 60 o Flamengo era o era a quarta força do futebol Anapolino, atrás do Anápolis, Ipiranga, e Anapolina.

Contou com jogadores como, Neném, Otacílio, Avassil, Baiano, Fordinho, lídio, Chico, Dandréia, Célio Sabag, Aroldo, Mauro Choco, Jeromão, Jerico, Zé Barnabé e tantos outros. No entanto, o Flamengo se aventurou no futebol profissional, participando duas vezes do Campeonato Goiano da 1ª Divisão: 1950 e 1951.

Torcedor Nº 1

Ilídio Garcia, ferroviário aposentado era dono, presidente, diretor e roupeiro. Seu Ilídio amava o Flamengo, não tinha interesses financeiros, nem políticos. Ele tinha duas paixões: O Flamengo e a dona Rosa, sua companheira. No início dos anos 70, todas as terças e quintas feiras, aproximadamente às 15 horas seu Ilídio, já idoso saía de sua casa atrás de estação ferroviária, empurrando um carrinho de mão com materiais esportivos em direção ao campo do Flamengo, no bairro Frei Eustáquio, para mais um treino do time do seu coração.

O seu Ilídio faleceu, o Flamengo também. Seu Ilídio, uma lenda do futebol amador, foi esquecido, mas o História do Futebol resgata um pouquinho de personagens que merecem serem lembrados sempre.

Fontes: Folha 670 – Blog Adhemar Santillo – Livro ‘Arquivos do Futebol Goiano’, de autoria de João Batista Alves Filho –  Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 16. Rodolfo Stella, Escudos, Goiás, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *