Sport Club Tavares – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1931

O Sport Club Tavares foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado no dia 06 de Dezembro de 1931, por um grupo de jovens estudantes, entre eles, Ricardo da Silva Mello. Possuía a sua Sede e o Campo no Beco do Ataliba, 69 – no Bairro do Engenho de Dentro, localizado na Zona Norte do Rio. Sete anos depois, no dia 26 de novembro de 1938, inaugurou a sua nova Sede na Avenida Borges de Medeiros, 342, também no mesmo bairro.

O Sport Club Tavares ingressou na Federação Athletica Suburbana (FAS), no dia 21 de abril de 1938, participando das edições de 1938, 1939 e 1940. 1938-39: Ramos; Dica e Ferrozo (Dantas); Serapião, Albério e Aristides (Oscarino); Tijolo, Dadal, Edgard (Helio), Andrade (Arlindo) e Esquerdinha (Pericles). Técnico: Alberto Costa, o ‘Betinho’. 

Partida Feminina fez parte da inauguração dos refletores

Em 30 de março de 1940, o SC Tavares inaugurou os seus refletores. A preliminar, com início às 20hs, teve a participação de duas equipes femininas: Eva Football Club versus Sport Club Brasileiro.

O Eva FC estava escalado da seguinte forma: Vera; Haydée e Helenita; Ruth, Eliza e Antonieta; Odette, Beatriz, Maria, Aida e Isabel. Já o SC Brasileiro atuou assim: Filhinha; Adyragram e Margarida; Elza I, Sally e Aida; Lourdes, Ophelia, Paradanta, Nilcea e Lourdes II.

Esse evento moderno para aquela época foi organizado pelo Jornal dos Sports e a Fábrica Sudan. No jogo de fundo ‘Clube do Beco do Ataliba’, enfrentou o Engenho de Dentro A.C., às 21 horas.

 

Clube manda carta a Getúlio Vargas para evitar falência

Em 1944, o Tavares sofreu um duro golpe. Em vista de perder  sua sede, fez um apelo aos associados e desportistas em geral, a fim de angariar fundos para comprar um terreno de 100 mil cruzeiros.

Após recorrer a todas as instancias, o presidente do Sport Club Tavares, Tércio S. Machado enviou uma carta ao, então, presidente da República do Brasil, Getúlio Vargas. Contudo, a tentativa não surtiu o efeito desejado e o clube foi obrigado a colocar o ponto final nos seus 13 anos de histórias.

Abaixo o texto na íntegra:

Fontes: Jornal A Noite – Jornal dos Sports

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *