Um dos escudos há muito tempo “caçado“, finalmente foi encontrado. Trata-se do Magno Football Club, que foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). ‘Os Mulatinhos Azuis‘ foi Fundado no dia 15 de Agosto de 1913, tinha a sua Sede era próxima à Estação Magno (atual Estação de Madureira), na Rua Carolina Machado, 206; e o Campo na Estrada Monsenhor Félix, 302, ambos em Madureira, na Zona Norte do Rio.
Era o grande rival do Fidalgo. Que por sinal, em 1934 Magno e Fidalgo se fundiriam, passando a se chamar Madureira Athletico Club. A escolha das cores se fez da seguinte forma: o azul (Magno), roxa (Fidalgo) e branca (comum a ambos).
Entretanto, o Magno depois acabou desistindo da fusão. Já o Fidalgo, mesmo sozinho manteve a ideia e tocou o projeto, com a nova nomenclatura de: Madureira AC (lembrando que na década de 70 o Madureira AC se juntou com outros clubes locais, virou Madureira EC e adotou as cores atuais).
O Magno tem os títulos Suburbanos, pela Associação Athletica Suburbana (AAS) , em 1916 (Primeiros Quadros) e 1918 (Terceiros Quadros). Time-base de 1916: F. Heitor; Mello e Ribeiro; Camargo, Antônio e Laranjo; S. Lima, José, Monteiro, Paiva e Manoel B.
Fontes: Rsssf Brasil – O Imparcial – O Radical
Obrigado meu amigo Ielo!
De fato, essas ligas tinham um grau de importância.
A FAS, por exemplo, equivalia ao Campeonato Carioca da Segunda Divisão
Então, essas equipes têm uma importância!
Por coincidência tanto eu quanto o Auriel “caçamos” os mesmos times, talvez
pelo fato de concluirmos que essas equipes tem um peso na história do futebol carioca!
Mas há alguns times que ainda não encontramos como o Sport Club Ideal, América Suburbano
Entre outros!
Mas o caminho é esse… Pesquisar e pesquisar! rs
Um grande abraço!
Sergio e Auriel,
Excelente trabalho,
Incluindo a origem do nome: a Estação Magno, atual Estação Madureira.
Dificil para um paulista entender o grau de importancia, baseando-se em seu proprio modelo.
A compreenção e complexidade das Ligas e Federações Suburbanas, passa pelo contraponto do nome pomposo de Associação METROPOLITANA de Desportos Atléticos, fechada e elitista. Daí, a grande importancia para o futebol do Distrito Federal dos campeonatos organizados na seguencia pelo Departamento Autonomo nas décadas de 50 e 60.
Na decada de 70, a revista Placar publicava escudos na sua sessão de cartas “Camisa 12”, e uma vez ou outra, publicava escudos do Departamento Autonomo, eu na epoca, não compreendia a importancia desta “Liga Amadora”.
O Madureira Esporte Clube, o tricolor suburbano, tinha em seus arquivos históricos o escudo do Magno FBC?
Agora terá com está bela publicação do Sergio e do Auriel no nosso Blog HF.
Abs.