Del Castilho Football Club – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1914

O Del Castilho Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Localizado na Avenida Suburbana n. 3.743, no Bairro de Del Castilho, Subúrbio carioca, o clube Foi Fundado no dia 31 de Agosto de 1914. A fonte de renda do Del Castilho Football Club, vinha, sobretudo, da mensalidade dos seus sócios, que pagavam 2$000 (2 mil reis). A sua diretoria era composta por pessoas de diversas áreas: como funcionários públicos, um eletricista, dois trabalhadores do comércio e um operário, o diretor esportivo.

Entre 1914 a 1920, o time era verde e branco (Fundo verde com estrela branca e letras verdes). A partir do dia 12 de setembro de 1920, quando inaugurou a sua Praça de Esportes, o Del Castilho adotou as cores vermelha e branca (Fundo vermelho com estrela branca e letras vermelhas). Uma curiosidade é o fato do time jogar, em algumas ocasiões com o escudo vermelho e o uniforme verde, demonstrando que o clube ainda nutria uma relação firme com as duas origens, quando o Del Castilho era alviverde.

 

Breve histórico

Entre 1917 a 1921, participou do  Campeonato da Segunda Divisão, organizado pela Liga Suburbana de Football. O Time-base era o seguinte: Silva; Marcos e Valeriano; Valle J., Gomes e Lopes; Alberto,  Ramos (Capitão), Ventura, Eduardo e Farias.

O Del Castilho FC inaugurou a sua praça de esportes, no 12 de setembro de 1920, e, aproveitando essa nova etapa, decidiu estrear o seu novo uniforme na cor vermelha.

Após passar por ligas menores, nos anos 30, o Del Castilho decidiu alçar voos maiores e se filiou na Associação Metropolitana de Esportes  Athleticos (AMEA), onde disputou  o Campeonato Carioca da 2ª Divisão, em 1932.

Nessa competição o time fez uma excelente campanha e terminou em segundo lugar, um ponto a menos do que o Fluminense ‘B’. Em 1933, seguiu na Segundona, mas dessa vez pela Liga Carioca de Football (LCF). Em 1934, terminou em 3º lugar.

Em 20 de dezembro de 1934, entrou em vigor o decreto lei reconhecendo o Del Castilho FC como uma entidade de Utilidade Publica Municipal. No dia 22 de agosto de 1936, ajudou a fundar a Federação Athletica Suburbana (FAS), onde disputou as edições de 1936, 1937, 1938 e 1939 .

Prêmio Belfort Duarte

Prêmio oferecido aos atletas que não sofreram qualquer punição esportiva por dez anos. O Prêmio de Disciplina foi criado pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) por meio do Código Brasileiro Disciplinar do Futebol, em 16 de agosto 1945 e o capítulo V, artigo 31, parte penal, dispõe sobre sua outorga. A primeira medalha de ouro foi dada ao jogador amador Aria Ferreira, do Del Castilho Futebol Clube, em 22 de dezembro de 1922.

A primeira medalha de Prata foi dada ao jogador profissional Antonio Mota Espezin, do Coritiba, em 25 de julho de 1948. Jaime de Almeida foi o primeiro jogador da Seleção a receber o Prêmio Belfort Duarte, em 24 de Novembro de 1949.

Jarbas Batista então aposentado do Flamengo e ex-jogador da Seleção, recebeu em 24 de Novembro de 1949. A última concessão do Prêmio foi em 6 de setembro de 1973 ao goleiro Orlando Alves Ferreira, que jogou no São Cristóvão, do Rio de Janeiro.

 

Fontes: Jornal A Noite – O Imparcial – O Radical

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 17. Auriel de Almeida, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *