Sport Club Opposição – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1915

O Sport Club Opposição é uma agremiação da Cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os ‘Camisas Rubras’ foi Fundado no dia 1º de Janeiro de 1915, com o nome de Opposição Football Club (nas cores verde e branco). A sua Sede e campo ficavam na Rua Silva Xavier,  18, entre os bairros da Piedade e Abolição, na Zona Norte do Rio.

No dia 13 de junho de 1950, Sport Club Opposição foi considerado utilidade pública por decreto 10.340. A sua atualmente sede e quadra de esportes está localizada na Av. Suburbana 8.808, em PilaresTradicional clube do subúrbio carioca disputou vários campeonatos do antigo Departamento Autônomo do Rio de Janeiro(atual Departamento de Futebol Amador da Capital – DFAC). Um dos seus maiores rivais era o Sport Club Abolição

Além disso, SC Opposição participou de algumas competições relevantes como o Campeonato da Associação Athletica Suburbana (AAS), onde foi 3ª colocada em 1915 e vice-campeã em 1916, ainda como Opposição Football Club. Em 1930,já se chamando SC Opposição, passou a disputar o Campeonato da Liga Brasileira de Desportos (LBD). Em 1941, participou do Torneio Início Carioca, organizado pela Federação Atlética Suburbana (FAS).

Na década de 50 tínhamos vários atletas de primeira linha entre eles: Nabor, Sivério, Russo, Especial, Álvaro, Ary, Guará, Virgilio, Hugo, Tião, Rato, Vininho, Zeca, Arlindo, entre outros.

Destaque também para alguns grandes diretores: Oscar Cardone, Mário R. Figueiredo, Divo Dados, Manoel Moutinho, Antonio Murta, Jorge Belém, Avelino Amorim, Silvério Braz, Francisco Mesquita, Enir Carvalhos, Pedro Nunes, Helio Ramos, Clarisse Costa Faria, Orlandina Costa Faria, Plinio Silva e Washinton S. Neves.

Atual Sede na Avenida Suburbana 8.808, em Pilares

 

Fontes: Gazeta de Notícias – O Radical – O Imparcial – A Batalha – A Noite – Jornal dos Sports

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 17. Auriel de Almeida, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Sport Club Opposição – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1915

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Auriel!
    A tentativa é sempre chegar o mais próximo possível do ideal!

    E por falar em ‘Ideal’… Ainda vamos achá-lo! rs

    Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *