Sport Club Abolição – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1935

O Sport Club Abolição foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ).  O ‘Grêmio dos Milionários’ foi Fundado no dia 07 de Março de 1935, graças a fusão entre o Vasquinho Football Club e o Sport Club Agryppus. O 1º presidente foi Antonio Moutinho.

Sede na Avenida Suburbana, 2.313 – em Engenho de Dentro (Largo da Abolição)  – Rio de Janeiro (RJ). Já o seu campo, que ganhou iluminação após a fusão, ficava na Rua Cantilda Maciel, 14, no Bairro da Abolição – Rio de Janeiro (RJ).

Menos de dois meses após a sua fundação, no domingo, do dia 19 de maio de 1935, às 16 horas, o SC Abolição jogou pela primeira vez, inaugurando a sua nova sede e o campo, que ganhou iluminação para jogos noturnos. Contudo, o seu oponente, Sporting Club Brasil, do Centro, jogou “água no chope” , vencendo por 3 a 2, com gols de Zico, Gradim e Bruni; enquanto Silica e Gama, de pênalti, fizeram os tentos do ‘Grêmio dos Milionários’.

SC Abolição: Cláudio; Seveco e Justo; Ataliba, Candido e Fidalgo; Gama, Fernando, Silica, Luiz e Enyr. Reserva: Arnot.

Sporting Club Brasil: Jajá; Joaquim e Turco; Gago, Lino e Mosquito; Zico, Mesquita, Gradim, Bruni e Fernando.

Filiado a Federação Athletica Suburbana, em 1937, depois disputou o Campeonato Suburbano. Ao longo dos anos o Abolição enfrentou diversos times que passaram pela elite do futebol carioca como o Mavilis, Confiança, Mackenzie, entre outros.

Time-base de 1938: Batatas; Bilibu e Pita; Tide, Tião e Fidalgo; Bahiano, Nestor, Edgard, China e Aderne.

SC Abolição campeão dos Segundos Quadros

O Jornal dos Sports assim destacou na sua matéria:

No campo do Bonsucesso FC, realizou-se na tarde de anteontem (domingo, dia 16 de fevereiro de 1941), a terceira disputa da “Melhor de Três” entre os Segundos Quadros do SC Abolição e do Manufatura para a decisão do título máximo da categoria secundária, da Federação Suburbana.

Dada a importância do match esperava-se a presença de um grande público, mas tal não se verificou, pois bem diminuta foi a assistência que compareceu ao campo da Avenida Teixeira de Castro.

A peleja ofereceu um desenrolar bastante equilibrado, pois as duas equipes atuando com grande entusiasmo proporcionaram um encontro que agradou plenamente.

No fim do tempo regulamentar, o placar acusou a vitória do SC Abolição pela contagem de 3 a 1. Desta forma, o grêmio dos “Milionários” ficou de posse do título máximo dos ‘Segundos Quadros‘.

O título que o SC Abolição vem de conquistar, foi justo, porquanto o seu quadro durantes todas as disputas decisivas mostrou-se bem superior ao seu adversário.

OS GOLS

A contagem foi aberta aos dois minutos de luta por intermédio de Tuzza que, cobrando penalidade máxima, marcou o único tento do Manufatura. Terminou assim, a primeira fase da peleja, com a vantagem do quadro “Industriário“. No segundo tempo o S. Club Abolição construiu o seu triunfo  por intermédio de Tião, duas vezes, e Aníbal.

SC ABOLIÇÃO        3          X         1          MANUFATURA

 

LOCAL: Estádio Teixeira de Castro, no Bairro de Bonsucesso

ÁRBITRO: Fausto da Hora (Boa atuação)

SC ABOLIÇÃO: Zeca; Herminio (Coroca) e Detinho; Tide, Álvaro e Macumba; Gereba, Tião, Keda (Moretinho), Edgard e Annibal.

MANUFATURA: Isaac; Waldemar e Ney; Zeca, Coqueiro e Waldemar; Nelson, Tuzza, Oliverio (Candido), Betto (João) e Helio.

GOLS: Tuzza para o Manufatura, no 1º tempo. Tião, marcou duas vezes, e Aníbal, todos para o Abolição.

 

Fontes e Fotos: Jornal dos Sports – A Batalha – Jornal A Noite – O Imparcial – Correio da Manhã – Gazeta de Notícias – O Radical

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 17. Auriel de Almeida, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *