Ypiranga Football Club – Antonina (PR): Participou do Paranaense de 1938-39

O Ypiranga Football Club foi uma agremiação do Município de Antonina (PR). O clube foi Fundado no dia 04 de Abril de 1934, alcançou os seus maiores feitos quatro anos depois. O Ypiranga quebrou a hegemonia do Matarazzo (vinha de um tricampeonato: 1935-36-37), conquistando o título do Campeonato Citadino de 1938.

Participaram desta edição: Matarazzo, Ypiranga, Atlético Antoninense, A.A. 29 de Maio, Operário de Morretes e Cruzeiro de Morretes. Portanto, com o título, o Ypiranga representou a cidade de Antonina na fase final do Campeonato Paranaense do ano de 1938.

Decisão

O CA Ferroviário (campeão da Capital) disputou o título estadual com o Rio Branco SC (Liga de Paranaguá), Ypiranga (Liga de Antonina); Operário Ferroviário (Liga de Ponta Grossa); Guarani (Liga de Jacarezinho).

Time do Ypiranga de 1938

YPIRANGA BI-CAMPEÃO AMADOR EM 1939

Após conquistar o título em 1938, o Ypiranga voltou a ganhar o Campeonato Citadino de 1939, tornando-se Bicampeão. As equipes que participaram da competição de 1939: Matarazzo, Ypiranga, Atlético Antoninense, A.A. 29 de Maio, Operário de Morretes e Cruzeiro de Morretes. Consequentemente, foi novamente o representante da cidade de Antonina na fase final do Campeonato Paranaense do ano de 1939.

Decisão

O Coritiba FC (campeão da capital) conquistou o título Paranaense de 1939 ao vencer a fase estadual. Participaram: o Pinheiros da Liga dos Campos Gerais; o Rio Branco SC (Liga de Paranaguá), o Ypiranga  (Liga de Antonina) e o Pinheiral da Liga de Palmeira.

 

 Sede virou Câmara Municipal de Antonina

Apesar de há muitos anos nem o clube social e esportivo existirem, fica o registro de um tempo áureo não somente do futebol de Antonina, como da sociedade antoninense. Atualmente a sede social, se transformou-se na sede da Câmara Municipal de Antonina. O prédio foi adquirido com recursos municipais, dotação do Orçamento do Poder Legislativo – Câmara Municipal de Antonina, na década de 1990 (Gestão 1993-1996), do então Clube Ypiranga.

Anteriormente aqui abrigava as instalações de um Clube Social, denominado Ypiranga, do qual se guardou a referência para a denominação da Sede, preservando história e traço arquitetônico, e assim oficializado através da Lei Municipal nº 027 de 10 de novembro de 2006, Tendo o translado e inauguração transcorrido no dia 22 de dezembro de 2006 em Sessão Solene Especial na qual compareceram autoridades políticas, religiosas, civis e militares, representantes empresarias, instituições bancárias, segmentos do serviço público e privado da esfera municipal e estadual, entre outros como municípios do Estado do Paraná e do Estado de Santa Catarina.

A sede ostenta em seu hall, duas placas, uma em alusão a comemoração do bicentenário com a composição dos primeiros Camaristas 1797, e a composição da Câmara do ano de 1997, e a placa inaugural da Sede própria com a transcrição da participação do Governo Federal que por intermédio do Ministério do Turismo disponibilizou recursos financeiros, através da Caixa Econômica Federal para restauração do antigo Clube Ipiranga. Na placa inaugural confere-se a composição do Poder Legislativo e Executivo Gestão 2005-2008.

 

Fonte: Site do AA 29 de Maio

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 06. Rodrigo Oliveira, Escudos, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *