Clube Atlético Antoninense – Antonina (PR)

O Clube Atlético Antoninense foi uma agremiação do Município de Antonina (PR). A equipe rubro-negra foi Fundado em 14 de julho de 1927 e entre os seus fundadores encontra-se José Tomaz do Nascimento, pai de Jackson Nascimento, ídolo e um dos maiores jogadores da história do Atlético Paranaense. Apesar de ter nascido em Paranaguá, Jackson começou a carreira em Antonina, jogando pelo Atlético Antoninense.

Um dos maiores feitos do Atlético Antoninense foi o de ter participado em 08 de fevereiro de 1942 das finais do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão de 1941, juntamente com o vencedor Coritiba FC e a A.E. Jacarezinho. Naquele ano o regulamento da competição permitiu que os campeões das ligas (1º turno) disputassem o título (2º turno).

O time do litoral foi habilitado a participar da final porque ganhou a Liga de Antonina (onde o clube foi Bicampeão Citadino: 1941 e 1942), mas nas finais perdeu para o time Coritiba por 6 a 1, e acabou dando adeus ao sonhado título.

 

Campeonato Paranaense de Futebol Profissional – 1941

Início: 27 de Abril de 1941
Término: Novembro de 1941
 
Equipes participantes na capital
Coritiba FC, Atlético Paranaense, AC Ferroviário, Palestra Itália, Britânia SC, SEF Juventus, Savóia SC.
Artilheiro
Neno (Coritiba FC) com 19 gols.
Número de Jogos realizados: 40
Número e média de gols marcados: nos dois turnos do campeonato e nas duas partidas da final foram marcados 161 gols, média de 4,02 gols por partida.
Fórmula Fraga
Assim como no ano anterior, em 1941 as disputas na capital utilizaram a Fórmula Fraga.
Decisão
De 1929 a 1941, o título máximo do estadual era decidido entre o campeão da capital e os campeões de ligas do interior. No Paranaense de 1941, o Coritiba enfrentou o AE Jacarezinho e o Atlético Antoninense.
A decisão estadual aconteceu somente em fevereiro do ano seguinte e, depois de vencer Jacarezinho (10×2) e o Atlético Antoninense (6×1), o Coritiba sagrou-se campeão paranaense de 1941.
*
*

Fontes:  Blog Marcus Porvinhas – AA 29 de Maio – Wikipédia

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 06. Rodrigo Oliveira, Escudos, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *