Botafogo Futebol Clube – Goiânia (GO): Fundado em 1948

O Botafogo Futebol Clube foi uma agremiação da Cidade de Goiânia (GO). A equipe Alvinegra foi Fundada em 1948, por dissidentes da diretoria do Vila Nova Futebol Clube. O Botafogo ficava localizada no Bairro homônimo (atualmente é chamado por ‘Universitário’).

O Botafogo participou de 08 (oito) Campeonatos Goianos da 1ª Divisão: 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954 e 1963. A sua estreia na elite do futebol goiano aconteceu em 1948, mas acabou amargando a última colocação. Em 1949, novamente terminou na lanterna.

As suas participações seguiram modestas até 1954, quando terminou na terceira posição, atrás apenas do Goiânia e do Atlético Goianiense. Contudo, a vida dos clubes de pequeno e médio investimento não é moleza.

Mudança de nome

Com dificuldades financeiras os dirigentes resolveram adotar uma “estratégia de marketing” e mudou o nome, passando a se chamar: Sírio Libanês Futebol Clube. A ideia era contar com o apoio da comunidade árabe na capital goiana.

Com isso, já com o nome novo, em 1955 o Sírio Libanês fez o bom estadual, ficando na 4ª posição.

Em 1956, o time manteve a boa campanha, terminando em 5º lugar. Em 1957, Sírio Libanês ficou na sexta colocação. Em 1958, fechou em quinto lugar. Já em 1959, o time não repetiu as boas colocações e acabou em oito lugar.

Após essa temporada, a diretoria resolveu voltar ao antigo nome (Botafogo Futebol Clube), uma vez que não conseguiram o apoio esperado da comunidade árabe. O Alvinegro ainda disputou o Campeonato Goiano de 1963, mas sem brilho algum, acabou desmotivando a diretoria que decidiu abandonar o profissionalismo para nunca mais voltar.

Fonte: Livro “30 anos de Futebol em Goiânia”, publicado em janeiro de 1975, de autoria de Lisita Junior, pela Editora Dom Bosco – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Escudos, Goiás, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *