São Paulo Futebol Clube – Goiânia (GO): Fundado em 1955

O São Paulo Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Goiânia (GO). Fundado em 1955, pelos irmãos Colicchio, do antigo município de Campinas (atualmente um bairro de Goiânia). O ‘Tricolor Goiano’ teve vida efêmera e existiu apenas três anos. Nesse curto espaço de tempo, disputou dois Campeonatos Goianos da 1ª Divisão.

Estreou em 1956, e não fez feio. Conseguiu um empate e uma vitória contra o Vila Nova (2 a 2 – 2 a 1, respectivamente), terminando na 7ª posição, num total de 10 clubes. Ainda nessa temporada, o São Paulo acumulou goleadas sofridas impactantes: 10 a 3 e 11 a 0, ambos para o Goiás; 7 a 1 para o Atlético Goianiense.

Quem mais aproveitou esses placares elásticos foi o atacante ‘Tão Segurado’, do Goiás, que dos onze gols assinalados, balançou as redes sete vezes. No ano seguinte (1957), o São Paulo fez uma campanha decepcionante, terminando em último lugar. Dos 16 jogos, só venceu um; empatou outro e foi derrotado em 14 oportunidades.

Alguns fatos curiosos. Novamente o Vila Nova foi derrotado (2 a 1), mas no segundo turno conseguiu enfim vencer a primar: 2 a 0. Além disso, o ‘Tricolor Goiano’ sofreu algumas goleadas para o Atlético (4 a 0); Goiânia (4 a 1 e 4 a 0); Mariana (4 a 0).

Contudo, a maior goleada sofrida aconteceu no dia 27 de julho de 1957, quando humilhado pelo Goianás por impressionantes 14 a 1. Desse montante de gols, o atacante Dimas marcou a metade: sete gols.

Fonte: Livro “30 anos de Futebol em Goiânia”, publicado em janeiro de 1975, de autoria de Lisita Junior, pela Editora Dom Bosco – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Escudos, Goiás, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *