Escudos de clubes da Federação Athletica Suburbana (RJ) – Magno, Abolição, Opposição, Central, Argentino, Adélia, Engenho de Dentro e Del Castilho

Às vezes “milagres” acontecem. Pesquisando um jornal menos conhecido, chamado “O Radical” (RJ), encontrei vários escudos nos anos de 1936 e 1937. Entre eles um que eu (e quase todo pesquisador do RJ que conheço) era doido para achar: o MAGNO Futebol Clube, de Madureira, grande rival do Fidalgo e que QUASE fez parte de uma fusão que resultaria no atual Madureira. Mas como nada é perfeito, em 1938 os escudos (fora dos grandes cariocas) parecem sumir – justamente quando o SC Ideal (outro que sou doido para encontrar) começa a participar. Caso alguém queira se aventurar nesse jornal e achar o Ideal (vai até os anos 40), todo o meu apoio…

Não vetorizei nenhum escudo, apenas peguei os do jornal e pintei com as cores equivalentes. O emblema da Federação Athletica Suburbana está em preto e branco pois desconheço as cores da entidade. Algumas observações sobre os clubes:

Adélia FC – apelidado de “Os Carijós”, tinha uniforme listrado preto e branco. Desconheço se ainda existe, acredito que esteja extinto há muito tempo.

SC Opposição – os “camisas rubras” eram os maiores rivals do SC Abolição. Há alguns anos passei em frente ao clube, ainda existia. Fica na Avenida Suburbana, não sei se aquele trecho é Abolição ou Piedade.

Magno FC – o clube era apelidado de “Os Mulatinhos Azuis”. Sua sede era próxima à Estação Magno, em Madureira. Era grande rival do Fidalgo. Em 1934 Magno e Fidalgo se fundiriam num clube só, chamado Madureira AC, de cores azul (do Magno), roxa (do Fidalgo) e branca (comum a ambos). Contudo, o Magno “pulou fora” da fusão, mas o Fidalgo, sozinho, tocou o projeto, mudou de nome para Madureira AC e adotou as citadas cores. (lembrando que na década de 70 o Madureira AC se juntou com outros clubes locais, virou Madureira EC e adotou as cores atuais).

Del Castilho FC – de camisas rubras, o Del Castilho existiu no mínimo até a década de 90. Segundo Raymundo Quadros, sua sede abandonada foi destruída em meados da década de 2000.

SC Abolição – O Abolição surgiu da fusão do Vasquinho FC, do Engenho de Dentro, e do SC Agryppus. Suas cores eram azul, preto e branco. Considerando que o Vasquinho era alvinegro, sempre suspeitei que o Agryppus fosse azul e branco, mas o Sérgio Mello descobriu que este também era alvinegro – ou seja, o azul do Abolição foi escolhido por outros motivos. Seu apelido era “Os Milionários, e o uniforme azul com faixa diagonal branca e calções negros.

Engenho de Dentro AC – os “Fantasmas Azuis” ainda existem, com uma modesta sede. É importante ressaltar que suas cores eram azul MARINHO e branco, e não um azul mais claro.

Argentino FC – os alvianis de Cascadura, tinham uniforme idêntico ao da seleção argentina (por que será? hehehe). A sede do clube era na Avenida Suburbana. Não sei quando o clube acabou, mas já li notícias sobre o mesmo até os anos 60. Já li seus estatutos, e sua bandeira é descrita como branca com debrum azul e escudo no centro. O debrum são as “bordas” da bandeira, explicando melhor.

CA Central – Achar esse escudo também me satisfez, pois eu tinha a descrição do mesmo nos estatutos, mas ela era tão vaga (escudo listrado verde e branco com iniciais e bola marrom) que nunca pude desenhá-lo. Os estatutos do “Clube dos Ferroviários” ainda descreviam seu uniforme (titular branco, reserva verde) e bandeira (semelhante a bandeira nacional, com campo verde, losango branco e esfera marrom, imitando uma bola de futebol, com iniciais em branco sobre esta).

6 pensou em “Escudos de clubes da Federação Athletica Suburbana (RJ) – Magno, Abolição, Opposição, Central, Argentino, Adélia, Engenho de Dentro e Del Castilho

  1. Sergio Mello

    Auriel,

    Acho que vc sofre da mesma síndrome que eu.
    Quando encontro uma novidade festejo.
    Mas uns 5 minutos depois já fico pensamento no próximo e
    imaginando o que faria se encontrasse! rsrsssrss

  2. Toninho Sereno

    Isso é o que dá ficar pesquisando por aí … !!!

    Olha só o resultado do garimpo efetuado pelo Auriel!!!

    Sua bateia nos trouxe verdadeiras pérolas.

    Parabéns Auriel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *