Às vezes “milagres” acontecem. Pesquisando um jornal menos conhecido, chamado “O Radical” (RJ), encontrei vários escudos nos anos de 1936 e 1937. Entre eles um que eu (e quase todo pesquisador do RJ que conheço) era doido para achar: o MAGNO Futebol Clube, de Madureira, grande rival do Fidalgo e que QUASE fez parte de uma fusão que resultaria no atual Madureira. Mas como nada é perfeito, em 1938 os escudos (fora dos grandes cariocas) parecem sumir – justamente quando o SC Ideal (outro que sou doido para encontrar) começa a participar. Caso alguém queira se aventurar nesse jornal e achar o Ideal (vai até os anos 40), todo o meu apoio…
Não vetorizei nenhum escudo, apenas peguei os do jornal e pintei com as cores equivalentes. O emblema da Federação Athletica Suburbana está em preto e branco pois desconheço as cores da entidade. Algumas observações sobre os clubes:
Adélia FC – apelidado de “Os Carijós”, tinha uniforme listrado preto e branco. Desconheço se ainda existe, acredito que esteja extinto há muito tempo.
SC Opposição – os “camisas rubras” eram os maiores rivals do SC Abolição. Há alguns anos passei em frente ao clube, ainda existia. Fica na Avenida Suburbana, não sei se aquele trecho é Abolição ou Piedade.
Magno FC – o clube era apelidado de “Os Mulatinhos Azuis”. Sua sede era próxima à Estação Magno, em Madureira. Era grande rival do Fidalgo. Em 1934 Magno e Fidalgo se fundiriam num clube só, chamado Madureira AC, de cores azul (do Magno), roxa (do Fidalgo) e branca (comum a ambos). Contudo, o Magno “pulou fora” da fusão, mas o Fidalgo, sozinho, tocou o projeto, mudou de nome para Madureira AC e adotou as citadas cores. (lembrando que na década de 70 o Madureira AC se juntou com outros clubes locais, virou Madureira EC e adotou as cores atuais).
Del Castilho FC – de camisas rubras, o Del Castilho existiu no mínimo até a década de 90. Segundo Raymundo Quadros, sua sede abandonada foi destruída em meados da década de 2000.
SC Abolição – O Abolição surgiu da fusão do Vasquinho FC, do Engenho de Dentro, e do SC Agryppus. Suas cores eram azul, preto e branco. Considerando que o Vasquinho era alvinegro, sempre suspeitei que o Agryppus fosse azul e branco, mas o Sérgio Mello descobriu que este também era alvinegro – ou seja, o azul do Abolição foi escolhido por outros motivos. Seu apelido era “Os Milionários, e o uniforme azul com faixa diagonal branca e calções negros.
Engenho de Dentro AC – os “Fantasmas Azuis” ainda existem, com uma modesta sede. É importante ressaltar que suas cores eram azul MARINHO e branco, e não um azul mais claro.
Argentino FC – os alvianis de Cascadura, tinham uniforme idêntico ao da seleção argentina (por que será? hehehe). A sede do clube era na Avenida Suburbana. Não sei quando o clube acabou, mas já li notícias sobre o mesmo até os anos 60. Já li seus estatutos, e sua bandeira é descrita como branca com debrum azul e escudo no centro. O debrum são as “bordas” da bandeira, explicando melhor.
CA Central – Achar esse escudo também me satisfez, pois eu tinha a descrição do mesmo nos estatutos, mas ela era tão vaga (escudo listrado verde e branco com iniciais e bola marrom) que nunca pude desenhá-lo. Os estatutos do “Clube dos Ferroviários” ainda descreviam seu uniforme (titular branco, reserva verde) e bandeira (semelhante a bandeira nacional, com campo verde, losango branco e esfera marrom, imitando uma bola de futebol, com iniciais em branco sobre esta).
Muito legal Auriel parabens mesmo!
Auriel,
Acho que vc sofre da mesma síndrome que eu.
Quando encontro uma novidade festejo.
Mas uns 5 minutos depois já fico pensamento no próximo e
imaginando o que faria se encontrasse! rsrsssrss
Se eu achar o do SC Ideal mando fazer até camisa retrô pra mim… hehe
Isso é o que dá ficar pesquisando por aí … !!!
Olha só o resultado do garimpo efetuado pelo Auriel!!!
Sua bateia nos trouxe verdadeiras pérolas.
Parabéns Auriel!
Auriel…
Esqueça o que eu falei!!!
Não falra mais nada!!! rssrrsrsrsrss
Parabéns!!!
Showww
Esse é um verdadeiro milagre de Páscoa! Parabéns e obrigado por nos trazer esses escudos!