Futurista Futebol Clube – Campos dos Goytacazes (RJ)

O Futurista Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Seu presidente foi Raul Abott Escobar, que depois também presidiu a Liga Campista de Desportos (LCD). Entre 1937 a 1962, o Futurista tinha uma forte equipe de ciclismo e os seus bailes de carnaval eram um dos mais concorridos na cidade.

Num comentário de quando publiquei o União do Queimado FC, de Campos, o meu amigo e membro Mario Ielo, mencionou que só restava achar, nessa leva, o Futurista. Bom, agora não falta mais. Esse “álbum” está concluído.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Futurista Futebol Clube – Campos dos Goytacazes (RJ)

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Cláudio, boa tarde!
    Temos poucas informações sobre o Futurista!
    Vc teria flâmulas, documentos ou fotos do Futurista?

    Desde já te agradeço!

  2. claudio elias martins de bruyn

    Eu sou neto de um dos fundadores do Futurista. Eu me chamo Claudio Elias Martins De Bruyn. Meu avô chamava-se Deocleciano Gomes Martins. Eram amigos ele e o senhor Tales Coutinho, dupla que tenho algumas lembranças de infância.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Muito obrigado meu amigo Ielo.

    Eu me comprometi em achar alguns escudos pra ti.
    Já achei uns e faltam muitos outros! rsrs
    Mas vou continuar na buscar, mesmo aqueles que já achei sempre procuro
    encontrar mais dados para agregá-los!

    Sobre a explicação do nome (Futurista), eu tenho uma tese para esta informação.
    Baseando-se pelo currículo do fundador (Raul Abott Escobar), tenho uma ideia.
    O Raul, natural de Itaqui (RS), formado em direito, veio para Campos em 1937 como Inspetor Federal de Ensino, atuando no Liceu de Humanidades de Campos. Depois atuou como professor da Academia de Comércio de Campos e Diretor do então tradicional Colégio São Salvador.
    Posteriormente foi eleito para Deputado Estadual Constituinte em 1945, sendo Secretário de Agricultura, e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Campos. Aí… tempos depois foi o primeiro tabelião do cartório do 13º Ofício, cargo que desempenhou por longos anos.
    No meio dessa brincadeira, foi presidente do Futurista Futebol Clube e da Liga Campista de Desportos.
    No final da década de 60 inspirou a criação do Clube dos 50 criou o troféu Pelicano de Ouro, com o qual eram homenageados os beneméritos da comunidade.

    Então, com um currículo desses… O cara por si só, já era um futurista por natureza! Acho que o nome deve ter alguma relação! rsrssrs

    Tirando essa brincadeira, já temos um funil sobre a fundação do Futurista, pois o Raul chegou em 1937 e o time disputou o primeiro campeonato campista em 1953… O time surgiu nesse espaço de 16 anos!

    Um grande abraço!

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Excelente redescoberta!!!!!

    Escudo inédito e muito procurado, até pelo exótico nome “Futurista”. (Qual seria o motivo deste nome?)

    Sim, página(s) completa(s) dos 15 clubes de Campos dos Goytacazes do “Álbum do Campeonato Fluminense“, de clubes que participaram do campeonato estadual, ou do campeonato campista oficializado como estadual, ou quê, de alguma forma foi classificatório para o Estadual. Salvo novas descobertas de campeonatos ainda por desvendar.

    Parabéns pelo trabalho arduo de pesquisa

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *