Globo Sport Clube – Natal (RN): Década de 60

O Globo Sport Clube foi uma agremiação da cidade de Natal (RN). Fundado no dia 15 de Maio de 1959, contudo, no estatuto registrado em cartório e publicado em Diário Oficial consta a data de 12 de junho de 1960. O fundador do clube foi o austríaco chamado Imre Freid, proprietário da industria também chamada de Globo.

Acima a Foto da equipe do Globo de 1963EM PÉ (da esquerda para direita): Tenente (técnico), Ronaldo, Cadinha, Dos Anjos, Moacir, Zé Rodrigues e Jácio; AGACHADOS:Poti, Burú, Tiquinho, Beto e Talvanes.

 

O Globo S.C. participou do Campeonato Potiguar da 1ª Divisão em cinco oportunidades: 1960, 1961, 1962, 1963 e 1964. A equipe rubra também possuía divisões de base, onde disputava as competições juvenis e aspirantes. E, acabou ficandu com o vice no Torneio Início juvenil de 1961, perdendo na final para o Alecrim por 1 a 0.

 

Equipe do Globo S.C. de 1961. EM PÉ (da esquerda para direita): Zózimo (massagista), Dico, Candão, Damião, Cuca, Zé Rodrigues e Jácio. AGACHADOS: Tenente (técnico), Poti, Talvanes, Buru, Oliveiro e Ferreira.  

 

Fontes: Blog no Ataque – Ricardo Amaral

Fotos: Arquivo pessoal de Ribamar Cavalcante

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 05. Ricardo Amaral, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Norte em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

14 pensou em “Globo Sport Clube – Natal (RN): Década de 60

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado pela dica, José Vanilson
    Tentaremos contactar Leonardo Fried,
    Valu pela ajuda
    Forte abraço!

  2. José+Vanilson+Juliao

    Seria bom o blog manter com contato com o médico Leonardo Fried, que foi presidente de uma Câmara de Vereadores, se não me engano, Belford Roxo ou Mesquita, na Baixada Fluminense. Suspeito e tenho indícios de que,se trata de um dos filhos de Inre Fried.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Ricardo,
    Interessante essa história do Globo!
    A cor bordô faz sentido e se encaixa, sobretudo, na segunda foto!
    Já corrigi a cor nos desenhos!

    Abraços!

  4. Ricardo Amaral

    Ielo, com relação a continuidade do Globo após a volta das atividades do America, com certeza não. O fundador do clube um austriaco chamado Imre Freid, proprietário de uma industria tambem chamada de globo teve seu negocio levado a falência e ele foi morar em Vitoria-ES.
    É bom registrar que o Globo nada tem a ver com o America, apenas o fundador criou este clube, já que o seu time de coração, o america, se licenciou
    As cores, segundo os jornais sempre foram o bordô.

  5. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,
    Eu cometi um lapso, pois coloquei a foto e esqueci de colocar a legenda.
    Segundo o Blog No Ataque, essa foto corresponde ao ano de 1961.
    Aliás, eu sugiro visitar esse Blog (https://blognoataque.wordpress.com/),
    pois há fotos bacanas e algumas raras
    como do CE Força e Luz, num formato de losango!

    Um grande abraço

  6. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Se não estou enganado, este uniforme do segundo escudo publicado seria do inicio da decada de 70, que com o avanço do mercado da Adidas via Argentina, estimulou as empresas brasileiras como a “Athleta” também lançar modelos com 3 faixas nos ombros, sendo duas grandes e uma pequena na largura, diferenciando da patentiada “Adidas” que tem as 3 listras com amesma largura. As meias também tem um desenho diferenciado da decada de 70.

    Fica a pergunta, além é claro da data da foto, se o Globo SC continuou suas atividades após a volta do América FC em 1965, pois observa-se também que algum jogadores não tem o escudo no uniforme, caracteristica de clube amador.

    Abs.

  7. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,
    além desses dois, tenho também outros dois.
    Ambos no estilo ‘Globo mundo’. Um é vermelho e o outro numa tonalidade bordô ou vinho.
    Baseando pelas datas desses uniformes, deduzo que esses outros dois surgiram no final.

    De fato, ficam algumas questões: será que o time mudou de cor? Será que a pessoa que conseguiu
    a imagem, coloriu errado?

    Mas conforme as descobertas forem acontecendo vamos esmiuçados essas dúvidas!

    Um grande abraço!

  8. Antonio Mario Ielo

    Sergio e Ricardo Amaral,

    Quando o trabalho é coletivo o resultado tende a ser melhor.

    Parabens, Ricardo Amaral e Sergio pelo trabalho conjunto e execelente artigo com publicação dos escudos e uniformes inéditos do Globo SC.

    Fica mais evidente a origem do Globo SC, mesmo uniforme, o 1o escudo quase idêntico ao do America FC, e a medida que a o Globo SC foi contruindo sua própria história nos campeonatos potiguar, o escudo foi diferenciando, como no 2a escudo.

    Como bons artigos geram reflexões e mais dúvidas, fica a pergunta.

    E o Escudo, que todos nós temos, nas cores “vermelho escuro” ou “vinho”, ou “bordo”, com o desenho do globo, com os paralelos e meridicanos e o mapa mundi? Seria também um terceiro escudo, na curtas história do clube? Seria o escudo usado depois da volta do America no campeonato potiguar?

    Abs.

  9. Sergio Mello Autor do post

    Valeu Rodrigo!!!

    Meu amigo… Longe eu já estou!! Rsrs
    Quero ver como eu volto!! rsrssrrsrsrss

    Abração!

  10. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado Rodolfo!!
    Sempre que posso… Busco trazer essa lembrança!

    Bacana saber que a minha ideia é compreendida!! rs

    Valeu parceiro!!

    Abraços

  11. Rodolfo Stella

    Como sempre, muito bom, parabéns Sérgio.

    Ilustrar escudos e uniformes antigos é reviver a história dos clubes e do futebol.

    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *