Ferroviário Futebol Clube – Cantagalo (RJ): Mais um clube encontrado!

O Ferroviário Futebol Clube foi uma agremiação da Município de Cantagalo, localizado no Centro Fluminense do Estado Rio de Janeiro. Atualmente com 19.830 habitantes (Censo IBGE de 2010), o povo cantagalense também tem boas histórias para contar.

Uma delas é aconteceu em 1936, quando José Marinho Falcão, então agente da Estrada de Ferro Leopoldina, fundou o Ferroviário Futebol Clube. O clube alvirrubro existiu por uma década até que a empresa desistiu de ajudar a agremiação.

Contudo, os abnegados e apaixonados pelo futebol bretão se uniram e reorganizaram o time com nova nomenclatura: Cantagalo Esporte Clube (Fundado no dia 27 de julho de 1947), uma clara homenagem ao município.

Apesar de manterem as cores (vermelha e branca e o estilo do uniforme), deduz-se que a decisão da Estrada de Ferro Leopoldina em por um fim no Ferroviário FC, causou uma enorme ferida, uma vez que na história do Cantagalo EC, não é destacado uma linha sequer para contar a sua correlação com o clube anterior.

 

Craques do passado

Se o Ferroviário foi “ignorado“, o mesmo não se pode dizer de alguns jogadores. O zagueiro central Biju; os quartos zagueiros Falcão (cunhado do lendário Orlando Regazzi) e Lair; o lateral-esquerdo Crisanto; os atacante Miguel Mendes e Pinheiro; todos jogadores presididos por Joaquim de Souza.

Profundo conhecedor de futebol, Joreca foi o treinador. Curioso é que com ele no comando do Ferrim Cantagalense jamais foi derrotado. Verdade ou mito?

A lista de grande jogadores não pára por ai: Amequinho Sapateiro; Chiquinho Noronha; Japeramo; Vicente; Horacinho; Rubinho Araújo; Antônio Pena; Antônio José Figueira; Silas; Michel Calil; Milton Flávio Monteiro (ex-jogador do Fluminense, Bonsucesso e Botafogo); José Vieira; Ademar Oliveira; Lelinho Tardin; Sadi; Salomão; Pedro Américo; Aristides; Nilío Nara; Manuelzinho; Quincas Carlito Guimarães; Sorriso; Cabide; Álvaro Costa; Geraldo Lontra; Evandro; Bizinho; Garça, Batista, entre outros.

Triunfo histórico

Com tantos craques, o Ferroviário enfrentou fortes times e selecionados. Numa dessas partidas, uma incontestável vitória por 1 a 0, em cima a Seleção de Nova Friburgo, que reunia a nata dos jogadores do Friburgo, Esperança e Fluminense.

 

Uniforme alternativo

Campeonato Fluminense de 1944

A competição mais expressiva que o Ferroviário participou, foi o Campeonato Fluminense de 1944, que contou com a participação de 35 clubes do Interior do Rio. O time entrou na Segunda Fase, e na sua estreia (28 de janeiro de 1945), diante da sua torcida, acabou sendo derrotado surpreendentemente pelo rival Cordeiro FC pelo placar de 3 a 1.

No entanto, uma semana depois (04 de fevereiro de 1945), o Ferroviário deu o troco e devolveu os mesmos 3 a 1, levando a decisão para a prorrogação. Nela, o Ferroviário abateu o adversário por 1 a 0, avançando na competição.

Contudo, na terceira fase, o time não se encontrou e acabou eliminado com duas derrotas para o Esperança FC, de Friburgo: 5 a 1, em casa; e 7 a 1, fora. Dando adeus a competição.

 

Fonte e Fotos: Miguel Mendes (ex-jogador do Ferroviário FC)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Ferroviário Futebol Clube – Cantagalo (RJ): Mais um clube encontrado!

  1. Sergio Mello Autor do post

    Verdade Ielo.
    Trabalho não falta, mas a Biblioteca Nacional é uma “mão na roda”.

    Vai melhorar quando disponibilizarem mais jornais e revistas!

    Abração!

  2. Antonio Mario Ielo

    Cicero, Sergio e amigo,

    Infelizmente não tenho, mas estou também tentando reconstruir não só os estaduais fluminenses como os principais citadinos, depois que compreendi para entender o campeonato fluminense temos que resgatar os citadinos, principalmente de Niterói, Campos, Petropolis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Nova Iguaçu, Magé, Barra do Piraí, Saquarema, entre outros, pois não consigo precisar todos, lembrando que também teve os campeonatos sul fluminense do DEP e os campeonatos do norte fluminense em Itaperuna.

    Todo o material que eu tenho foi retirado da RSSSF e do nosso blog, principalmente dos artigos do Julio, Auriel, do proprio Sergio e do Edu, e agora pesquisando no site da Biblioteca Nacional.

    Parabens Sergio, por resgatar mais um clube do campeonato fluminense, demostrando ter escudo diferente do Cantagalo EC, considerando também ser mais um clube de ferroviario para a lista geral que não estava catalogado.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Não meu amigo Cicero!
    Quem possui uma lista melhor é o amigo Mario Ielo.
    Eu estou montando cidade por cidade.
    E quando consigo compartilho imediatamente com vocês!

    Abração!

  4. Cicero

    Muito legal Sérgio.

    Vc tem alguma lista dos participantes de todas as ligas menores do futebol carioca e fluminense?

    Valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *