Minas E.C. – Barra Mansa (RJ): Fundado em 1926

O Minas Esporte Clube é uma agremiação da cidade de Barra Mansa (RJ). A equipe rubro-negra foi Fundada por Otavio Xavier, em  07 de Setembro de 1926. A sua Sede e campo ficam localizados na Avenida 7 de Setembro, 164, no Bairro Roberto Silveira, em Barra Mansa .

Rapidamente, o Minas se tornou um grande rival o Barra Mansa Futebol Clube. Nas décadas de 20 e 30 esse confronto era considerado o principal clássico da cidade. Em 1939, Minas EC fez sua primeira final no Campeonato Sul-Fluminense contra o seu maior rival do momento e do mesmo município o Barra Mansa FC, mas acabou derrotado por 4 a 0.

Em 1955, Minas ganhou seu primeiro titulo o Campeonato Citadino de Barra Mansa, tendo a seguinte escalação: Luizinho; Cezario, Luiz Amaral, Pandareco e Zé Ricardo; Toto, Zé Martins e Gaza; Poleca, Tucum (Itinho) e Coelho (Badu).

Em 1971, o Minas conquistou o Bi do Campeonato Citadino de Barra Mansa após 16 anos da primeira conquista.Em 1987 apresentando um futebol de alto nivel, o Minas Esporte Clube sagrou-se campeão do primeiro turno do Campeonato Citadino de Barra Mansa, conquistando o Torneio Otavio Xavier, ao derrotar o Floriano por 3 a 0, classificando para a final. Contudo, na decisão foi superado pelo Esperança.

O time do Minas, campeão de 1971 (Foto Abaixo).

Da esquerda para a direita, em Pé: Joel, Luiz, Juca, Lúcio, Jair, Paulinho Dragão e Lila.

Agachados: Miquimba, Demevak, Maguinho, Mané Bota, Geraldo Tadeu e Tunico.

 

Fontes e Foto: Site Futebol Barra-Mansense, dos autores Gustavo Ribas e Diogo Paula – Facebook do Minas EC

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *