Clube dos Pioneiros de Niterói (RJ): Luta para não fechar às portas

O Clube dos Pioneiros, outro fundador da Liga Niteroiense de Desportos (LND),  agoniza para não desaparecer. A agremiação localizada na Rua Doutor Souza Dias, 140 – no Bairro da Vital Brasil, em Niterói (RJ), vem travando uma luta para continuar de pé. Leiam abaixo a reportagem do Jornal O Globo, publicada no dia 12 de agosto de 2014, que conta o atual momento do clube áureo-anil:

“Aos 52 anos, Lurdes Mathias passa parte de seus dias sentada na frente de um portão de madeira desgastado e sem verniz, no Vital Brazil. O que ela guarda hoje não é nenhum tesouro — mais parece uma casa fantasma. Piscina vazia, churrasqueiras empoeiradas e muitas folhas de amendoeira pelo chão. Mas, sob a soleira do portão, Lurdes também guarda as memórias do que já viu ali: o Clube dos Pioneiros em seus tempos áureos, os bailes, as festas, as crianças na piscina. Com os olhos que observaram a realidade se transformar ao longo dos 20 anos em que trabalha no lugar, hoje ela só vê um destino para o clube: a venda. É a intenção também do presidente do conselho, Frederico Augusto.

— Vender é a única solução. Já tivemos cerca de 900 sócios. Hoje temos 84, mas só 20 pagam as mensalidades em dia. Temos dívidas trabalhistas de funcionários, IPTU, multas da Vigilância Sanitária, multas por realização de eventos sem alvará e inúmeras contas de luz e água atrasadas. Não temos como pagar tudo isso há muitos anos — afirma Augusto.

Assim como Lurdes, o atual presidente tem uma longa relação com o lugar, para o qual entrou como sócio há 34 anos e nunca mais saiu. Sobre a derrocada do clube — que ele afirma já ter recebido shows dos Mutantes e bailes da Orquestra Tabajara —, Augusto garante ser resultado de más administrações, irresponsabilidade fiscal e “mudança dos tempos”.

— Santa Rosa (bairro vizinho) foi invadida por edifícios nos últimos anos. Hoje as pessoas têm piscina, quadra esportiva, churrasqueiras e toda estrutura nesses condomínios… Não precisam mais pagar por um clube — avalia ele.

Com a venda, que deve ser feita para alguma construtora que erguerá ali mais um condomínio, Augusto pretende arrecadar aproximadamente R$ 23 milhões. O dinheiro, segundo ele, será usado para pagar as dívidas. Entre elas, salários e benefícios atrasados de Lurdes e mais três funcionários. O restante, será dividido em frações iguais entre os 84 sócios remanescentes”.

 

Fonte e Foto: O Globo (12-08-2014) http://oglobo.globo.com/rio/bairros/clube-dos-pioneiros-mais-um-fechar-as-portas-por-causa-de-dividas-em-niteroi-13543514

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Clube dos Pioneiros de Niterói (RJ): Luta para não fechar às portas

  1. Antonio Mario Ielo

    Sergio e amigos,

    Muito bom e oportuno seu artigo, após publicação do artigo dos campeonatos niteroienses da decada de 70.

    Se os dados da noticia estão corretos, o clube do Pioneiros foi/será vendido por 23 milhões, que será ratiado pelos atuais 84 socios, que lucraram 270 mil cada socio. Se for dividido pelos 20 pagantes, cada socio lucrará mais de 1 milhão de reais.

    um otimo negocio para os socios, um pessimo negocio para a comunidade do bairro da Vital Brasil.

    Primeiro deixam abadonar e deteriorar as instalações, socios param de contribuir e são afastados do quadro por falta de pagamento. Depois lucram 1 milhão de reais, e ainda tem a cobertura da imprensa como a unica solução.

    Oras!

    Era continuar a tercerizar serviços esportivos e sociais no pagamento do custeio e ainda proporcionar melhoria na infraestrutura, oferecendo academica com aparelhos de ginastica, curso de natação, aluguel do campo, do ginásio e area de churrasqueira para festas a socios (taxa com desconto) e não socios (taxa integral). tudo isto provavelmente já havia ocorrendo, portanto lucro estava existindo no clube, mesmo com suas instalações sem manutenção.

    Deveriam propor a Prefeitura de Niterói o custeio de escolinhas gratuitas para a comunidade de natação, esportes de quadras, balé, ginastica olimpica e ritmica, curso de dança de salão para a terceira idade e adultos, entre outros atividades de lazer e esporte.

    O exploração imobiliaria ganhou mais “uma”, através da compra dos seus diretores e socios, deixando a história e a comunidade sem mais um espaço de lazer e esporte, assim todos iram para o Shopping comprar lazer e gastar seus salarios.

    Se ganhou até do BAC de Pelé em Bauru… Porque também não ganharia do Clube dos Pioneiros!

  2. Sergio Mello Autor do post

    Eu vi um vídeo no Youtube de 2001, numa confraternização neste clube.
    O Pioneiros parecia estar necessitando de melhorias, mas no todo estava bom.
    Num espaço de uma década muita coisa pode acontecer.
    Infelizmente quando a gestão é ruim… Quem ‘paga o pato’ é o clube!

    Outro clube niteroiense que está quase fechando é o Clube Italiano

    Uma pena!

  3. Edu Cacella

    já fui a alguns jogos de voleibol feminino no ginasio do clube categoria infantil quando morava no rj e coordenava a federação carioca de voleibol!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *