Com duas participações no Campeonato Carioca da Segunda Divisão, na década de 30, o Bandeirantes Athletico Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O ‘Alvinegro de Jacarepaguá’ foi Fundado no dia 13 de Maio de 1929, e, tinha a sua Sede e campo, na Estrada da Taquara (atual Avenida Nélson Cardoso), s/n – Bairro da Taquara, localizado na Zona Oeste (antiga Zona Rural) do Rio.
A sua primeira Diretoria era constituída da seguinte forma:
Presidente: Luiz Janffret Guilhon;
vice-presidente: Adalberto Gardel;
1º vice-presidente: Ascendino Martins;
Secretario Geral: Moacyr Guimarães;
1º Secretario: Jayme Pereira;
2º Secretario: Milton Arouca;
1º Tesoureiro: João Brandão;
2º Tesoureiro: Argemiro J. Sant’Anna;
Diretor de Sports: Cícero de Oliveira.
Breve história
O Bandeirantes iniciou na Associação Suburbana de Desportes Athleticos (ASDA) em 1929, terminando na 2ª colocação. No ano seguinte ingressou na Liga Brasileira, ficando entre os primeiros colocados. Em 1931, se filiou a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos {AMEA (Entidade máxima do Rio de Janeiro naquela época)}, onde disputou duas edições do Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 1931 (terminando na 9ª colocação) e 1932 (4º lugar, na sua chave).
Em 1933 e 1934, o Bandeirantes Athletico Club disputou as competições pela Subliga Carioca de Futebol, que era filiada à Federação Brasileira de Football, que não tinha vínculo com a FIFA.
Time-base de 1931: Agulha; Bilute e Aprígio; Casemiro, Sacramento e Archimedes; Cícero, Tatá, Fábio, Preiá e Jarcelino.
PS: Apenas no dia 20 de janeiro de 1993, a Taquara oficialmente se separou de Jacarepaguá se tornando um Bairro autônomo.
Fontes: Jornal dos Sports – Rsssf Brasil
Valeu Rodrigão!!!
Obrigaduuú!!
Abração!
Grande Sergio, mais um belo artigo, parabéns!