Associação Riograndense de Atletismo (ARA): Década de 10 a 40

Resumo da História:

As primeiras tentativas de se fundar uma Liga de esportes, entre eles o futebol, no estado datam de 1916. Segundo o pesquisador Luiz G. M. Bezerra, seis clubes da capital (ABC, América, Centro Esportivo, Atheneu SC, Cricket Club, Sport Club de Natal e Centro Náutico Potengi) fundaram a Liga Norteriograndense de Desportos Terrestres (LNDT) e empossaram um presidente, Luiz Potiguar Fernandes, em 27 de fevereiro de 1916. Contudo, esta Liga não prosperou.

A atual Federação Norteriograndense de Futebol (FNF) foi fundada em 14 de julho de 1918, com o nome de Liga de Desportos Terrestres do Rio Grande do Norte, no camarote do comandante do encouraçado “Deodoro(algumas fontes citam o “Minas Gerais”), por inspiração de abnegados como o tenente Aníbal Leite Ribeiro, Afonso Monteiro Chaves (que algumas fontes citam como tendo sido o primeiro presidente da Liga) e Emanuel Murtinho Braga (tio do futuro craque Nilo Murtinho Braga, que jogaria no América de Natal e depois no futebol do Rio de Janeiro, chegando a ser titular da seleção brasileira na Copa de 1930).

O objetivo da Liga era cuidar do futebol e do atletismo no estado. Os clubes fundadores foram o ABC, o América e o Centro Esportivo Natalense, de acordo com o estatuto da própria FNF. Algumas fontes citam como seu primeiro presidente, o líder do movimento dos escoteiros no Rio Grande do Norte, Luiz Soares de Araújo.

O fato é que, logo no seu início, a Liga sofreria numerosos recessos, inesperados e imprevisíveis. Devido ao seu amadorismo, a Liga e os clubes existentes não registravam os acontecimentos em atas, o que tornava difícil o registro histórico, a certeza sobre a realização de alguns campeonatos e a homologação de títulos. Muitas divergências internas entre os membros da Liga e clubes afiliados causavam inércia e displicência por parte da mesma na organização dos campeonatos.

De acordo com o pesquisador Everaldo Lopes, ao longo de sua existência, a FNF já teve quatro endereços. O primeiro, numa pequena casa situada nos fundos do terreno do estádio Juvenal Lamartine. Depois, mudou-se para o centro da cidade, num casarão que servia de sede da Cruz Vermelha, ao lado do antigo cinema Rex. O terceiro endereço ficava no terceiro andar do edifício Melilo, em frente ao mesmo cinema Rex. E finalmente, o seu endereço atual, no estádio Juvenal Lamartine (Tribuna do Norte, 24/07/05).

A Federação já foi também chamada de Associação Riograndense de Atletismo (ARA), e posteriormente (1942) de Federação Norteriograndense de Desportos (FND). O nome atual foi assumido em 1976. Ao longo de sua história, muitos dos presidentes da Federação foram oficiais militares.

Em 1919, disputou-se o primeiro campeonato estadual oficial, e a década de 1940 marca o início das discussões sobre o profissionalismo no futebol do estado, finalmente implantado em 1950. Em 2005, a FNF contava com o número de 12 clubes de 8 diferentes municípios na primeira divisão do campeonato estadual e mais 56 outros clubes e associações afiliadas.

No final de julho de 2005, o Ministério Público intervio na FNF, destituindo seu presidente, Nilson Gomes da Costa, que estava à frente da federação desde 1992. Uma série de irregularidades encontradas durante a sua administração foram a causa da intervenção. O novo presidente interino da FNF, até dezembro de 2005, foi o interventor Paulo Eduardo Pinheiro, advogado. Esta foi a quarta intervenção na história da Federação. As outras três, ocorreram em 1941, 1944 e 1949, sendo que em 1944, a intervenção aconteceu após a renúncia do então presidente tenente Roberto Soares.

Assumiu em 2007 através de eleição o novo presidente, o deputado Alexandre Cavalcante, que após um ano de sucessivos erros de administração renunciou deixando evidente que não entendia do oficio que lhe foi confiado. Assumiu o seu vice, Jose Vanildo Rego.

 

Fontes: Tribuna do Norte – Brito Lopes – Blog Futebol Potiguar – Livro “Da Bola de Pito ao Apito Final”, do autor Everaldo Lopes

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 16. Rodolfo Stella, Curiosidades, Escudos, Rio Grande do Norte, Seleções Estaduais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Associação Riograndense de Atletismo (ARA): Década de 10 a 40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *