Um time mineiro foi campeão do I Campeonato Valenciano de 1938 (RJ)

O Sport Club Rio Preto foi campeão do I Campeonato Valenciano de 1938, organizado pela Liga Valenciana de Desportos (LVD), do município de Valença, localizado na região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. A LVD, que tinha sido fundada no dia 08 de julho de 1938, realizou o I Torneio Início, 23 dias depois (31 de Julho de 1938), tendo o Esporte Clube Barroso como o campeão e o Ferroviário como vice.

O I Campeonato Valenciano, teve a duração de duração de seis meses, e contou com a presença de sete clubes: Sport Club Benfica; Esporte Clube Barroso; Sport Club Rio Preto; Ferroviário de Marques de Valença; Valenciano Atlético Clube; Monte D’Ouro Futebol Clube e Avenidense Futebol Clube.

Apesar do Sport Club Rio Preto ficar no Município mineiro de Rio Preto, a equipe alviverde participou da competição realizada em Valença (RJ), devido a proximidade entre as duas cidades. Em meia-hora ou cerca de 29,2 km separam Rio Preto de Valença.

 

Classificação Final

1º SC Rio Preto       18

2º Valenciano          17

3º Ferroviário           15

4º Barroso                 12

5º Monte D’Ouro      10

6º Benfica                 08

7º Avenidense         03

 

Fonte: Revista Sport Ilustrado

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *