O Metalusina Esporte Clube é uma agremiação da pacata cidade de Barão de Cocais (MG). A sua Sede fica localizada na Avenida Getúlio Vargas 1.170, no Centro de Barão de Cocais. O seu estádio Dr. Alencar Peixoto, com capacidade para 1.500 pessoas, também fica no mesmo endereço.
Fundado no dia 24 de Março de 1939, graças ao empenho de Alencar Peixoto, então engenheiro da Companhia Brasileira de Usinas Metalúrgicas, hoje Gerdau. Ele queria aproveitar o potencial esportivo dos trabalhadores da siderúrgica e também garantir o lazer da turma.
O interessante é que o clube existia antes da data oficial da sua fundação. Tanto que em junho de 1936, os sócios se reuniram para reerguer o Metalusina, que havia interrompido suas atividades. Nesta fase, Peixoto seguiu como presidente de honra e coube a Amable Rodriguez o posto de dirigente máximo.
O Tucano (mascote criada pelo famoso chargista Fernando Pieruccetti), já disputou a elite do futebol mineiro em 15 oportunidades consecutivas: 1946 (4º lugar), 1947 (4º lugar), 1948 (6º lugar), 1949 (4º lugar), 1950 (6º lugar), 1951 (5º lugar), 1952 (6º lugar), 1953 (9º lugar), 1954 (9º lugar), 1955 (8º lugar), 1956 (10º lugar), 1957 (10º lugar), 1958 (15º lugar), 1959 (17º lugar) e 1960 (16º lugar).
Celeiros de craques
Em 1950, o Tucano cedeu alguns jogadores para o Atlético Mineiro, que iniciaria a primeira excursão internacional de um clube profissional brasileiro. Vicente Perez, Barbatana, Vaguinho e Murilinho se juntaram aos craques atleticanos e outros do Siderúrgica e do América, reforçando o Galo, que se auto-proclamou o “Campeão do Gelo” após a vitoriosa excursão.
O Metalusina entrou em declínio e, assim como a cidade de Barão de Cocais, sofreu com a decadência da usina. As consequências foram oito campeonatos seguidos com campanhas ruins, até ser rebaixado para a Segunda Divisão, em 1960. Com isso, a diretoria optou por interromper suas atividades para ficando apenas no futebol amador.
O Retorno ?
Quase meio-século depois, o clube começa a dar os primeiros passos para retornar as competições profissionais. Com o projeto “Voltando a fazer história“, idealizado pelo ex-jogador do Cruzeiro Roberto Carlos Rodrigues, o Metalusina Esporte Clube voltou com as atividades da categoria de juniores, em setembro de 2009, e atualmente disputa o Campeonato Mineiro. O clube procura patrocínio para formar novas categorias de base e admite até voltar a se profissionalizar.
O clube busca agora resgatar a sua história, formar e valorizar os atletas da cidade para que ele possam seguir carreira profissional, promover o clube em níveis nacional e internacional e oferecer atividades de cunho social. A coordenadora da equipe, Tânia Corrêa, está otimista. “Vamos aguardar os resultados dos campeonatos. Mas o projeto vem se desenvolvendo bem”, afirmou.
Fontes e Foto: O Tempo (MG) – Google Maps
Grande Cicero…
Obrigado pelo apoio meu amigo!
Abraço!
muito bom Sérgio!
abraço
Valeu meu amigo Rodrigo!!
Abração!!! (y)
Grande Sergio, mais um belo artigo. Parabéns!