Foot-ball Club – Fortaleza (CE): Primeiro clube cearense – 1904

O Foot-ball Club foi uma agremiação da cidade de Fortaleza (CE). Fundado no dia 1º de janeiro de 1904, é considerado com o ‘Primeiro time Cearense’ que se tem notícias. Segundo relatos, as primeiras demonstrações de futebol ocorridas no estado do Ceará aconteceu no ano 1903, quando foram promovidas por ingleses, fossem eles marinheiros de passagem pela terra da luz ou então trabalhadores de empresas britânicas instaladas por aqui.

Foot-ball Club de 1904

Um dos primeiros jogos de que se têm notícia, ocorreu no corrente ano, quando um navio britânico que levava jogadores de futebol para um torneio na Argentina ancorou no porto de Fortaleza, sendo a partida realizada no Passeio Público e foi um enorme sucesso. Vale lembrar que o Passeio Público, onde foram realizadas as primeiras partidas de futebol no Ceará. Foi um jovem que estudava na Inglaterra, chamado José Silveira, quem trouxe a primeira bola para o estado junto com um livrinho de regras, em 1904, no dia 24 de dezembro de 1904 é realizado a primeira partida oficial que se tem notícia no estado.

De um lado o English Team, fundado em 23 de dezembro de 1904 por funcionários do London Bank South American e da Ceará Gaz Company Limited, e do outro o Foot-Ball Club. No final, melhor para o English Team, que venceu pelo placar de 2 a 0.

Passeio Público, onde foram realizadas os primeiros jogos no Ceará

A partir daí o futebol logo virou mania entre os cearenses, primeiramente com o surgimento dos clubes de brancos e ricos, em seguida com os clubes populares e operários que ajudaram a transformar o futebol no esporte mais popular do estado.

O Foot-Ball Club manteve suas atividades durante todo o ano de 1905 disputando espaço na cidade com outros times. Por algum motivo ainda desconhecido, o Foot-Ball Club mudou de nome para Clube da Vaca com seus mandos de campo no Passeio Público, sendo a maioria de seus jogos com os tripulantes dos navios que estavam de passagem pela cidade. Pouco tempo depois o clube encerrou suas atividades.

 

Fonte e Fotos: Wikipédia Campeonato Cearense 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Ceará, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Foot-ball Club – Fortaleza (CE): Primeiro clube cearense – 1904

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Rodrigo!
    Às vezes encontramos novidades em lugares inimagináveis! Rsrs

    Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *