Associação Atlética 29 de Maio – Antonina (PR): Fundado em 1919

A Associação Atlética 29 de Maio é uma agremiação da cidade de Antonina (PR). A história do clube começa no dia 1º de Junho de 1919, às 20 horas, no Bar Capelista, quando se reuniram: João Nascimento, Luiz Collaferro, João da Costa Pinto, Heitor Carvalho, Euclydes Rocha, Manoel Gordiano de Castro, Luiz Alves e Iphigenio Bonifácio de Almeida.

Após a reunião, ficou decidido o nome e as cores verde e amarelo (Associação Atlética 29 de Maio), foram uma homenagem a primeira conquista da Seleção Brasileira de futebol, em 29 de maio de 1919, na disputa do III Campeonato Sul-Americano (atual Copa América).

A origem da Associação Atlética 29 de Maio talvez seja desconhecida por muitos na cidade de Antonina, mas a sua fundação está estritamente ligada a duas paixões de todos os brasileiros: o futebol e a seleção brasileira de futebol. Então, a sua Fundação oficial foi  a partir do dia 29 de Maio de 1919.

 Títulos

Em Antonina, a Associação Atlética 29 de Maio sagrou-se campeã por 15 vezes, dos quais 3 bicampeonatos citadinos, em 29/30, 46/47 e 56/57.

 

Fonte: Felipe Feitosa – https://aa29demaio.wordpress.com/

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *