A Agremiação Esportiva Porcelana Steatita foi um clube da cidade de Campo Largo (PR). Fundada em 1958, por um grupo de funcionários da Porcelana Steatita e Magnésia S.A. do Grupo Schmidt e já naquele ano debutou no Campeonato Citadino, organizado pela Liga Regional de Futebol Campo-larguense.
A sua diretoria era constituída da seguinte forma: presidente de honra o sr. Fritz Erwin Schmidt e como presidente o Sr. Renato Hoft e diretores Helmuth Struck, Udo Schmidt, Waldemar Skrodzki, Humberto Ney Guiraud, Ari Paulino Chemim, Augustinho Setti, também faziam parte da diretoria Luiz Zanetti, Waldemar Léo Braga, Carlos Ansolin, Albino Grande, Aristides de Brito Portela, João Campesi, Edgar Marcohi, Antonio Winheski (Crespo) e outros mais.
No futebol o time da Steatita era conhecido como time vermelhinho do Itaqui quando passou a disputar o campeonato campo-larguense entre os titulares e aspirantes (1º e 2º quadro) com seus jogos sendo realizados no então Estádio José Pedro Caropresso, que era propriedade do Internacional atualmente Centro Educacional Professor Antonio Cicarino Pereira (Tito).
A seguir o time do Itaqui foi mandar seu jogos no antigo campo do 18 do Copacabana onde hoje está a residência do Ari Rivabem e Av. Arlindo Chemim. No dia 05 de julho de 1959, a Agremiação Steatita inaugurou o seu estádio que levou o nome do presidente de honra Sr. Fritz Erwin Schmidt, no Bairro do Itaqui. Vale lembrar que Agremiação Esportiva Porcelana Steatita também participou da I Taça Paraná de 1964.
Fontes: Felipe Feitosa – Jornal Folha do Campo Largo – Rsssf Brasil
Foto: Luzia e Luziane Stoco Brainta