Primeira partida profissional em Cuité (PB): Expressinho x Campinense

O pequeno município paraibano de Cuité, localizado a 235 km da capital João Pessoa, viveu um momento inesquecível no dia 29 de março de 1970. Pela primeira vez uma equipe profissional se apresentava naquele município com pouco mais de 19 mil habitantes.

O Campinense Clube, que teve uma temporada bem corrida, com participações no Mistão-70, Copa Nordeste, torneios e amistosos com equipes amadoras e profissionais em várias partes do Estado e do Nordeste, enfrentou o Expressinho Esporte Clube Recreativo (Fundado em dezembro de 1968).

Campinense Clube

A realização da partida aconteceu por intermédio do funcionário do BB, Antônio Silva Gusmão também presidente e fundador do Expressinho E.C.R. Outras forças se uniram como a colaboração inusitada dos comerciantes da cidade, assim como fazendeiros.

A Prefeita Neusa Venâncio, contribuiu com recursos financeiros e até materiais, de sorte que pudesse a delegação do Campinense ser bem recebida. O Sr. Gusmão também era atleta (O terceiro da primeira foto acima, em pé, da esquerda para a direita).

A partida aconteceu no antigo e saudoso Estádio Municipal Pedro Viana, que na época era cercado por avelóz. No final, o Campinense se impôs goleando pelo placar de 5 a 0. Apesar do marcador, foi um evento inesquecível para a população cuiteense, uma grande festa foi organizada, e um grande público compareceu para prestigiar a peleja.

FOTOS e FONTES: Felipe Feitosa – Blog História de Cuité – Antônio Silva Gusmão

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Paraíba em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Primeira partida profissional em Cuité (PB): Expressinho x Campinense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *