Sport Club Juiz de Fora (MG): Primeiro escudo e uniforme

Encontrei na Revista Sport Ilustrado de 1939, uma belíssima foto de Abril de Araújo Alves envergando a camisa do Sport Club Juiz de Fora (MG). A foto é de 1916, ano em que o Sport Club foi fundado. Outra curiosidade é que Abril de Araújo Alves foi um dos fundadores e fez parte da primeira diretoria do clube no cargo de diretor esportivo.

O Periquito da Avenida foi Fundado no dia 24 de Setembro de 1916, a partir de outro clube de Juiz de Fora: a Sociedade Recreativa Comercial Clube. Em uma das assembleias do Comercial, foi criado o setor esportivo do clube, denominado Sociedade Esportiva do Comercial Clube.

Escudo atual

Necessitando de um local para a sede, os responsáveis pelo clube então procuraram o presidente da Câmara Municipal, Sr. José Procópio Teixeira (que empresta o nome ao atual estádio do Sport Club), o qual era proprietário de um terreno próximo ao Largo do Riachuelo, para propor o aluguel do terreno.

Com a sede alugada, foi convocada uma assembleia na qual ficou determinado que a Sociedade Esportiva do Comercial Clube passaria a se chamar Sport Club Juiz de Fora, uma sociedade independente do Comercial Clube, embora ainda dispondo da sede do Comercial.

Possui o Estádio Dr. José Procópio Teixeira (também fez parte da1ª diretoria, no cardo de conselheiro fiscal), com capacidade     para 10.500 pessoas. Sport Club disputou a divisão principal do Campeonato Mineiro em 1987, e tem como rivais o Tupi Football Club e o Tupynambás Futebol Clube, clubes da mesma cidade.

 

A 1ª diretoria do Sport Club ficou assim estabelecida:

Presidente: Antônio Mourão Guimarães

Vice-presidente: Martinho da Rocha Júnior

Secretário: Joaquim Pereira do Nascimento

Tesoureiro: Arthur Vieira Esterci

Diretor Esportivo: Abril de Araújo Alves

Conselho Fiscal: José Procópio Teixeira, Nisio Batista de Oliveira e Hugo Andrade Santos

Suplentes: Billerophante Regnault, Romeu Gumerães e José Rangel.

 

Fontes: Revista Sport Ilustrado – Wikipédia – http://sportclubjf.com.br/

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *