SEP (Sociedade Esportiva Platinense) – Santo Antônio da Platina (PR)

Encontrado mais um escudo (1983) da SEP (Sociedade Esportiva Platinense), que é uma agremiação da cidade de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná. Sua fundação data de 25 de Maio de 1953, contudo sua estréia ocorreu em 1981 após abandono do futebol profissional do Clube Esportivo Agroceres, equipe que representava a cidade até então. Manda seus jogos no Estádio Municipal José Eleutério da Silva, com capacidade para 6 mil pessoas.

Apesar de ter sua fundação na década de 1950 somente aparece no cenário futebolístico na década de 1980. Nas décadas anteriores outras equipes com o codinome Platinense desfilaram pelos campeonatos promovidos pela Federação Paranaense de Futebol: Associação Atlética Platinense (1958); Clube Atlético Platinense (1963); União Platinense de Esportes (1967-1970). Além destas equipes outras representaram Santo Antonio da Platina no futebol mostrando que a cidade era um celeiro de craques.

Possui uma torcida apaixonada que acompanha a equipe em todos os jogos, ainda mais após o título da segunda divisão e as boas campanhas na elite paranaense, quando conseguiu dois quintos lugares na década de 1980.

Escudo de 1983

Jogou a Segunda Divisão de1981 a1985, quando conquista o título e garante vaga na primeira divisão. Na elite permanece de1986 a1993, sendo que ao final do ano pede licenciamento junto à federação. Após duas temporadas fora do futebol a equipe retorna em 1996 com nova roupagem. Trocou os tradicionais preto e vermelho pelo azul e verde da bandeira municipal.

Esta manobra visava uma maior aproximação ao poder público para que a equipe conseguisse apoio financeiro. De1996 a2003 aequipe começa fase de sobe e desce: 1996 joga a segunda divisão conseguindo voltar a elite paranaense; 1997, após 3 anos, joga a 1ª divisão, contudo sem apoio não faz boa campanha.

Em 1998 se ausenta de competições profissionais, retornando no ano seguinte na terceira divisão. 2000 joga a segunda; 2001 fica fora de competições novamente;2002 a terceira,2003 a segunda divisão, contudo, com problemas de caixa não termina o campeonato, abandonando a competição.

Tentaria novos retornos em 2005 (segunda divisão); 2008, 2011 e 2013 (terceira divisão). No ano de2013 aequipe foi assumida por um grupo de empresários de São Paulo, houve problemas na diretoria (existiam dois presidentes eleitos) acarretando no abandono da equipe após dois jogos. Contudo, o clube trabalha para voltar as competições profissionais e para o ano de 2015 há a possibilidade da equipe voltar, uma vez que há um projeto com grupo de investidores para pagar todas as dividas e organizar a categoria de base e time profissional.

 

Fontes: Arquivos pessoais, Jornais Folha de Londrina

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 06. Rodrigo Oliveira, Escudos, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *