O Rio Branco Atlético Clube ou Clube Capa-Preta foi Fundado em 21 de Junho de 1913 na cidade de Vitória (ES). Nasceu como Juventude e Vigor, mas um pouco depois da sua fundação passou a se chamar oficialmente Rio Branco Football Club, em homenagem ao legendário diplomata José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco.
Em 1941, adotou a denominação que perdura até hoje: Rio Branco Atlético Clube. Em quase 100 anos de vida, é o maior ganhador de títulos estaduais do Espírito Santo, com 36 conquistas, sendo a última em 2010, após um período de 24 anos de jejum.
Fundação
O Rio Branco foi fundado em 21 de Junho de 1913 e sua história se confunde com a história de tantos outros clubes criados nos primeiros anos do Século XX. Segundo Antônio Miguez, um dos fundadores do Rio Branco, em entrevista jornalista Oscar Gomes Filho, autor da mais importante obra já publicada sobre um clube de futebol no Espírito Santo – “Rio Branco Atlético Clube – Histórias e Conquistas (1913-1987)”, base deste relato, a história do Rio Branco se inicia em Maio de 1913.
Das “peladas” e “rachas” em campos de áreas descobertas, os meninos do Sul América e do XV de Novembro (equipes ligadas a instituições de ensino tradicionais da época, Colégio Estadual e Escola Normal) já se divertiam com o futebol e os dois outros times já pensavam em competições, o Rui Barbosa (que teve vida efêmera) e o Victoria Foot-Ball Club, fundado por meninos brancos e ricos.
Mas os pobres também gostavam dos “rachas”. Entre eles, José Batista Pavão e Antônio Miguez, até então balconistas em uma casa de ferragens. Os dois, em uma das muitas conversas sobre futebol, em conjunto com Edmundo Martins, também balconista, decidiram fundar um time.
No segundo domingo de Junho marcaram uma nova reunião e trouxeram vários convidados. O primeiro a aceitar o convite foi Nestor Ferreira Lima, que apesar de estudar no Colégio Estadual, não jogava no Sul América. Os meninos presentes, todos entre 14 e 16 anos, trocaram idéias e discutiram sobre tudo, da bola inglesa aos gorros. Nova reunião foi marcada, desta vez para a fundação do clube. A reunião foi marcada para o dia 21 de Junho de 1913 e os convidados deveriam levar uma sugestão de nome para o novo clube.
E chegou o dia. Todos presentes com suas melhores roupas. As sugestões de nomes foram variadas, desde nomes de personalidades da História do Brasil e datas comemorativas. Também várias sugestões de nomes de heróis portugueses, mas os mais populares já davam nomes a clubes existentes em Vitória (Saldanha da Gama e Álvares Cabral). Interessante notar que foi assim em vários locais do país.
As alternativas foram se escasseando, quando um dos jovens, que Antônio Miguez não se recorda, sugeriu uma homenagem aos próprios jovens que o idealizaram, jovens e vigorosos. Surgiu o “Juventude e Vigor”.
A importante reunião aconteceu na casa de Nestor Ferreira Filho, na Rua Sete de Setembro, mais precisamente num cômodo cedido pelo pai deste, junto ao seu escritório de contabilidade. Entraram para a história do “mais querido” do Estado os fundadores Edmundo Martins, Antônio Miguez, Gervázio Pimentel, José Fiel, José Batista Pavão, Cláudio Daumas, Otávio Alves de Araújo, Hermenegildo Conde, Adriano Macedo, Antônio Gonçalves de Souza e Nestor Ferreira Filho, que seria seu primeiro presidente.
A sua Sede fica localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, 1.495 – Edifício Copeporate Center, Sala 607- Bairro de Santa Lucia, na cidade de Vitória (ES).
Fonte: Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo