Ordem e Progresso Futebol Clube – Bom Jesus do Norte (ES)

Con tando com a colaboração do amigo e jornalista Felipe Feitosa, contaremos um pouco da história do Ordem e Progresso Futebol Clube. Agremiação da cidade de Bom Jesus do Norte (ES), completou este ano o seu ‘Centenário’.

Primeiro time - 1914

 

Foi fundado no dia 6 de maio de 1914 por seis jovens idealistas, que colocaram em prática a necessidade de haver um clube de futebol na localidade. As cores escolhidas foram o amarelo e verde.

Os fundadores do clube foram Antonio de Oliveira Borges, José de Oliveira Borges, José de Souza Firmo, José Cabeça Freire, Oswaldo Santos e Otis Menezes. José de Souza Firmo, um dos fundadores da nova agremiação esportiva ficou encarregado de pedir ao seu pai, Carlos Firmo, a cessão de um terreno, para que nele fosse construído um estádio. E deu certo.

O terreno foi doado e até hoje nele está o Estádio Carlos Firmo. O nome é uma homenagem ao doador da área. O estádio tem capacidade para receber até 3 mil torcedores. O maior rival do Ordem e Progresso é o Olympico, da cidade vizinha de Bom Jesus do Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro.

Títulos

Vice-Campeão Capixaba (1951, 1952 e 1953); Em 15 de agosto de 1959, por ocasião do desfile na Praça Governador Portela, conquistou o troféu Governador Roberto Silveira;

Campeão do Torneio Incentivo do Campeonato Capixaba da 1ª Divisão (1979); Campeão Invicto da Repescagem e Seletiva da 1ª divisão Capixaba (1980); Campeão do 1º Turno do Campeonato Capixaba (1989);

Campeão da L.B.D. (1957); Vice-Campeão Sulino (1962); Campeão do Torneio Início da L.D.C.I. (1965); Campeão da LIDEG (1972); Campeão da L.D.C.I. (1974); Vice-campeão da LIDEG (1976 e 1977);

Campeão da Taça “A Gazetinha” e “Rede Manchete” – Divisão de Base (1986); Campeão do 2° Torneio Quadrangular Interestadual (1993) e Campeão da Taça União LRDSS (2001).

Curiosidades

O Ordem e Progresso foi chamado carinhosamente de “Canarinho” em 1952, pela imprensa capixaba. Em vista disso o mascote do clube é um “Canário”. Em pesquisa feita pela Rádio Bom Jesus e Jornal “O Norte Fluminense” em 16 de outubro de 1957 o Ordem e Progresso foi considerado “o mais querido”, da região, com esmagadora vitória sobre os clubes do vale do itabapoana.

 

O presidente atual é o desportista João Carlos (Polaca).  Licenciado das atividades profissionais, o Ordem e Progresso prioriza atualmente as categorias de base.

 

Fontes e Fotos: Blog Nilo Dias Repórter – Blog Norte Fluminense – Blog Jailton da Penha – Felipe Feitosa

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Espírito Santo, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

8 pensou em “Ordem e Progresso Futebol Clube – Bom Jesus do Norte (ES)

  1. CLÁUDIO NUNES

    Não sei se a maioria vão se lembrar, fizemos um jogo, se não estou enganado foi em 2001 ou 2002, nós como núcleo do Fluminense FC, fizemos alguns jogos com nossas categorias sub 09 até sub 15.
    E me recordo muito bem do jogo no Fluminense FC vencemos o sub 15 pelo placar de 1×0. Porém o que mais me chamou atenção foi um jovem Chamado Marcos camisa número 10 canhoto e habilidoso e muito veloz, me chamou muita atenção como ele fazia o time do Ordem e Progresso FC jogar, consultei os representantes do clube sobe esse jovem infelizmente ele jogou a sub 15 mas eles na verdade estava com 16 anos, e infelizmente nossa base só ia até a sub 15. Uma grande recordação um jovem tão talentoso no interior e não se tornou um jogador profissional… Bem acredito eu né rsrs… Um.grande abraço para toda direção do clube.

  2. PAULO Emílio de Souza

    olá Belo trabalho, meu nome é Paulo e hoje moro em São Paulo, mas sou nascido em Bom Jesus do Itabapoana RJ,porém na época eu era torcedor do progresso doente e não perdia um jogo se quer, quando não tinha dinheiro para pagar a entrada que naquela época era difícil dava um jeito de pular o muro kkkkk, e gostaria de saber o nome desses jogadores que está no pôster. parabéns pelo belo trabalho obrigado

  3. Sergio Mello Autor do post

    Valeu meu irmão!

    Verdade! O Felipe é um jovem pesquisador dos bons!
    Tem um faro para achar novidades!

    Abração Toninho!!

  4. Sergio Mello Autor do post

    Valeu Virginio, obrigado!

    Sobre os escudos eu juntei para poder postar todos.

    O tamanho máximo é esse!

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *