Vasco da Gama Esporte Clube – Aracaju (SE): Campeão do Torneio Início de 1941

O Vasco da Gama Esporte Clube é uma agremiação da cidade de Aracaju (SE). A sua Sede fica Localizada na Avenida Antônio Cabral (do lado do número 859), no Bairro do Industrial, em Aracaju (SE). Fundado no dia 15 de agosto de 1931, como Vasco da Gama Futebol Clube (nomenclatura durou 15 anos até 1946, quando mudou para Vasco da Gama Esporte Clube), por comerciários e bancários, em reunião ocorrida na residência de Abdias Bezerra.

Seu primeiro presidente foi Eurípedes Machado de Oliveira, conhecido como “Boquinha”, que também atuou na primeira equipe formada pelo clube. A primeira sede situava-se nos fundos dos Correios, na época localizado  a Praça Fausto Cardoso. Na década de 1930, o Vasco tinha o Paulistano Esporte Clube como seu principal rival. Em 1941 se sagrou campeão do Torneio Início e dois anos depois (1944), levou o título, de forma invicta, do Campeonato Sergipano.

Escudo atual

No ano seguinte, foi vice-campeão, enquanto que, a partir de 1946, passou a adotar a atual denominação: Vasco Esporte Clube. Em 1966, o clube foi despejado por ordem judicial de sua sede, na Rua de São Cristóvão. No ano seguinte, durante a presidência de Alceu Gonçalves de Oliveira, foi iniciada a construção da sede própria. A obra seria inaugurada um ano mais tarde, durante a gestão de Wilson Queiroz.

Sede atual

Em 1984, o Vasco foi declarado de utilidade pública pela Câmara Municipal de Aracaju, através da Lei nº 967/84.1 Em 1987, venceu o quadrangular decisivo, que incluía Itabaiana, Confiança e Estanciano e conquistou o último de seus quatro títulos estaduais. Sua última participação no Campeonato Sergipano ocorreu em 1999.

O clube também dedicou-se à prática de outros esportes, entre eles o voleibol, o basquete e o futebol de salão. Neste último, foi bicampeão invicto do Torneio Sergipe-Bahia. O Vasco da Gama possui quatro títulos do Campeonato Sergipano: 1944, 1948, 1953, 1987; um caneco do Sergipano da Série B: 1992; e três conquistas do Torneio Início: 1941, 1947 e 1961.

 

Fontes e Foto: Wikipédia – Sport Ilustrado – Federação Sergipana de Futebol – Google Maps

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Sergipe em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *