Nacional Club – Belém do Pará (ex-Panther F.B.C): escudo e uniforme inéditos!

Contando com a destreza e impetuosidade do amigo, pesquisador e jornalista Felipe Feitosa desenterramos mais uma história para o deleite dos fãs. Talvez se pudesse escolher um título, seria:

As três faces da Moeda”

Assim poderíamos descrever o que foi a vida intensa do Panther Foot-Ball Club que foi uma agremiação da cidade de Belém do Pará. Fundado na década de 10, como Panther FBC, mudou de nome para Nacional Club em 18 de Outubro de 1917. E, no primeiro semestre de 1921 alterou novamente para Panther Club, que disputou o Estadual até 1933. Acabou extinto, mas reapareceu quatro anos depois (em 1937) como Nacional Atlético Clube, onde disputou o Campeonato Paraense até 1941.

Nessa alternância das nomenclaturas, a equipe esteve presente em, praticamente, todos os estaduais entre 1910 a 1941. Como Panther FBC participou em 1910, 1911, 1912, 1913, 1914 e 1915. Já como Nacional Club disputou os Paraenses de 1917, 1918, 1919 e 1920. Já retornando ao Panther Club, esteve presente nas edições de 1921, 1922, 1923, 1924 até 1933. Por fim, o Nacional AC competiu entre 1937 a 1941.

 Ao longo dessas três décadas, a melhor campanha aconteceu em 24 de abril de 1918, quando o Nacional Club faturou o Torneio Início de 1918, que contava ainda com as presenças do Remo, Paysandu, União Sportiva, Luso Brasileiro e Brazil Sport Foot-Ball Club. Já como Nacional Atlético terminou com o vice-campeonato de 1938, só atrás da campeã Tuna Luso Brasileira. Ao longo das pesquisas encontramos dois endereços, ambos no Bairro da Cidade Velha: Rua Siqueira Mendes, 38; e Rua Gurupá, 49.

 

Fontes e Fotos: Folha do Norte (microfilmagem dos anos 30) – O Liberal – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 21. Felipe Feitosa, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

6 pensou em “Nacional Club – Belém do Pará (ex-Panther F.B.C): escudo e uniforme inéditos!

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado irmão!
    Estamos encontrando muitas preciosidades!!
    O Pará, que era um estado de poucos achados, agora está
    sendo redescoberto o que muito me honra, pois tenho um grande
    respeito pelos 27 estados que compõe este país ‘continente’ chamado Brasil”!

    Abração Toninho!!

  2. Toninho Sereno

    Mais um artigo excelente.

    Tomara que desse trabalho, em união com o Felipe Feitosa,
    gere muitos outros excelentes artigos;

    Parabéns aos dois!

  3. Sergio Mello Autor do post

    Valeu Basei!!
    A determinação do Felipe Feitosa é digna de elogios!
    Está determinado a resgatar a história do futebol paraense!
    Eu não duvido que ele conseguirá tal feito!

    Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *