Associação Atlética dos Aeroviários – Cuiabá (MT): escudo e uniforme inédito

Sob a destreza do amigo e jornalista Felipe Feitosa… Mais um clube reencontrado. Trata-se da Associação Atlética dos Aeroviários da cidade de Cuiabá (MT). A agremiação aurianil foi Fundado numa sexta-feira, do dia 21 de Março de 1959, o clube era da Força Aérea e teve como seu primeiro presidente: Dilson Soares. A Associação Atlética dos Aeroviários disputou o Campeonato Mato-Grossense da Primeira Divisão em 1959 e 1960.

Estreia nos gramados

O Clube estreou oficialmente na noite da sexta-feira, do dia 1º de Maio de 1959, diante do Marítimos, então pentacampeão corumbaense, e não fez feio, e, arrancou um empate em 3 a 3, em Cuiabá (MT).

A.A. dos Aeroviários         3          X         3          Marítimos

Estádio: Presidente Dutra

Árbitro: Edgard Curvo (segundo o jornal teve um fraca atuação)

A.A dos Aeroviários: Carlos (Jaires); Arruda e Jaú; Arlindo, Luiz e Nery; Mauricinho, Ernani (Sindé), Platão, Nélio e Mitú (Dito).

Marítimos: Puím; Nelson e Adalberto; Otavio, Carlito e Arionor; Garrafinha; Julião, Constancio (Palpito), Tachi e Lara.

Gols: Mitú, Platão e Nélio (de pênalti), marcaram para a A.A. dos Aeroviários; enquanto Lara (duas vezes) e Julião (também numa cobrança de pênalti) assinaram para o Marítimos.

 

Aeroviários decepciona no Estadual de 1959

Na sua primeira participação, no Estadual de 1959 (que na verdade terminou em 1960), o Aeroviários fez uma campanha ruim. Dentre 10 equipes, o aurianil terminou na penúltima posição com apenas sete pontos, com duas vitórias, um empate e 15 derrotas; tendo marcado 14 gols e sofrendo 64 gols, com um saldo negativo de 50.

O Aeroviários também protagonizou outro recorde. Sofreu a maior goleada do certame, quando no dia 13 de janeiro de 1960, válido pela segunda rodada do returno, foi goleado impiedosamente pelo Mixto por 10 a 0.

  

Fontes: Jornal Estado de Mato Grosso – Felipe Feitosa

 Foto: Site Hiper Notícias

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Mato Grosso em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

9 pensou em “Associação Atlética dos Aeroviários – Cuiabá (MT): escudo e uniforme inédito

  1. Sergio Mello Autor do post

    Virginio… Sobre o Paulistano já descobri as cores, a data completa de fundação, seus fundadores, escalação do time… Só falta o escudo!! Rs

    Abração!

  2. Julio Diogo

    Sergio,
    voce poderia dar o endereço do site para pesquisarmos este jornal ?
    um abraço
    e continue com este trabalho excelente

  3. Sergio Mello Autor do post

    Olá Julio, obrigado!!
    Sim, este jornal está digitalizado, mas não está completo.
    É preciso ´pesquisar com palavras especificas para encontrar os dados!
    Mas o lado bom é que o jornal é de boa qualidade comparado com outros
    jornais da época!

    Abraços.

  4. Julio Diogo

    Sergio, excelente trabalho !! Gostaria de saber se este jornal que vc esta conseguindo estas informações tem seu arquivo digitalizado e on line. Um abraço

  5. Sergio Mello Autor do post

    Grande Virginio… Obrigado meu amigo!

    Esse por enquanto ainda não!
    Nos anos 60 esse time não foi mencionado o que eu deduzo ter
    fechado as portas naquele tempo!
    Mas estou caçando seja graduado ou não! rsrs

    Abração!

  6. Virginio Saldanha

    Mas é claro que estamos gostando de suas publicações. Você tem informações do Paulistano FC de Cuiabá, campeão em Matogrossense de 1943?

  7. Sergio Mello Autor do post

    As surpresas, às vezes, vem até num ‘Bis’!! rsrs
    Acho que estão gostando mesmo das minhas publicações! rsrs

    Abração!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *