Contando com a parceria do amigo e jornalista Felipe Feitosa, apresento o ‘Primeiro Campeão do Campeonato Capixaba, em 1917‘: O América Football Club foi uma agremiação da cidade de Vitória (ES). Fundado numa quarta-feira, do dia 03 de Maio de 1916, proveniente de uma dissidência de sócios do Rio Branco. No ano seguinte, foi um dos fundadores da Liga Sportiva Espírito-Santense (LSES) e, também em 1917, tornou-se o primeiro vencedor do Campeonato Capixaba de Futebol.
Curiosidade do título de 1917
Na equipe campeã, o zagueiro Carlos Lindenberg, que se tornaria governador do Estado do Espírito Santo e Senador da República na década de 1950. A equipe Alvirrubra mandava os seus jogos no Estádio Campo do Paul.
O América conquistou o Torneio Início em quatro oportunidades: 1922, 1923, 1926 e 1943. E no Campeonato Capixaba foi campeão em seis oportunidades: 1917, 1922, 1923, 1925, 1927 e 1928.
Um clube do povo
O jornal ‘Vida Capichaba‘ realizou uma enquete em 1927 para que os leitores e personalidades de outros veículos de comunicação qual era o clube de futebol ‘Mais querido‘ de Vitória. E no dia 15 de julho daquele ano foi anunciado o vencedor: América FC venceu com 400 votos, 51 a mais do que o Rio Branco; e 158 de diferença para o Vitória FC que terminou na terceira posição.
Contudo, uma década depois, o clube entrou numa grave crise financeira e acabou fechando as suas portas em meados da década de 40, colocando um ponto final numa história rica de títulos e popularidade!
Fontes e Foto: Jornal Vida Capichaba – Wikipédia – Felipe Feitosa
Valeu Virginio! Valeu!!
Bom… Esse time está na minha alça de investigação!
Afinal, após descobrir que o Sport Club Americano era completamente diferente daquele escudo que circula na Internet…
Sigo para descobrir mais sobre o próprio Americano e Floriano.
Fique tranquilo que estou de olho! Rs
Abração
Parabéns por mais essa, Sérgio. Tem informações do Floriano FC, campeão em 1926?
Obrigado meu amigo Basei!
Havia uma desconfiança de que o escudo e uniforme era uma cópia do América do Rio.
Contudo, sem provas era só uma tese!
Mas ao ver algumas fotos e matérias… A dúvida se dissipou!
forte abraço!
Parabéns Sérgio! Mais um excelente artigo!
Podemos ver que o América capixaba é uma cópia fiel do América carioca.
Obrigado meu amigo Rodrigo!!!
A caçada continua!!
Outros virão!! Rsrs
Fantástico, sensacional, incrível… Mais um clube inédito, mais uma descoberta, mais uma peça do nossa enorme quebra-cabeça chamado futebol brasileiro preenchido.
Parabéns e obrigado!