Ilhéus Atlético Clube – Ilhéus (BA)

O Ilhéus Atlético Clube é uma agremiação da cidade de Ilhéus (BA). O clube foi Fundado, numa segunda-feira, do dia 15 de Maio de 1944. Algumas das variações do seu escudo foi inspirado no brasão da cidade.

O clube sempre teve um cunho de participar das competições citadinas. Ao longo do tempo assistiu alguns clubes da cidade disputar a Primeira Divisão do Campeonato Baiano como o Flamengo FC, Vitória Esporte Clube, Ilhéus Futebol e Regatas e Colo Colo.

Então, o Ilhéus AC resolveu tentar o futebol profissional. Na sua estreia no Campeonato Baiano da Divisão de Acesso (Série B), em 1990, bateu na trave terminando com o vice-campeonato só atrás do E.C. Ypiranga (clube do ilustre torcedor: Jorge Amado).

Debuta na Divisão de Acesso nos anos 90

No ano seguinte (1991), nova tentativa, mas dessa vez a campanha foi aquém e o Ilhéus ficou no meio do caminho (o Fluminense FC de Camaçari foi o campeão). Após a competição a diretoria com dificuldades financeiras e sem apoio resolveu desistir da aventura profissional. De lá pra cá o Ilhéus Atlético Clube segue disputando as competições citadinas.

 

Fonte: Rsssf Brasil – Cia. da Notícia

 Fotos : Toque Esportivo – Cia. da Notícia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Bahia, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

17 pensou em “Ilhéus Atlético Clube – Ilhéus (BA)

  1. Sérgio Mello Autor do post

    OLá Helio, boz noite!
    Agradeço pelas palavras.
    Dessa lista, tenho o DERAC de Assis, mas como não encontrei a história ainda não postei. Em relação aos demais ainda não pesquisei!
    Mas pode ter a certeza que encontrando postarei com prazer!

    Forte abraço!

  2. HELIO ANTONIO DE ALMEIDA

    Olá SÉRGIO, Boa tarde! Parabenizo por seu trabalho, através de levantamentos históricos das equipes de futebol que deixaram saudades para quem acompanhou suas trajetórias. Venho através deste solicitar por gentileza se há levantamentos desses escudos: DERAC (Pres. Prudente/SP), DERAC (Rancharia/SP), DERAC (Assis/SP), DERAC (Rib. Preto/SP), DERAC (Araras/SP), DERAC (Ibiúna/SP), DERAC (Redenção/PA), DERAK (FUTSAL – Cascavel/PR)

  3. Sergio Mello Autor do post

    Virginio, eu tenho uma foto colorida do Atlético FBC é nele é verde e branco, idêntico ao Americano do Rio. Nesse caso a imagem não deixa dúvida!
    Abraços

  4. Virginio Saldanha

    No livro O Almanaque do Futebol Brasileiro 97/98, pág. 333, no quadro Histórias do Futebol Baiano, diz que as cores do Atlético FC eram azul e preto.

  5. Sergio Mello Autor do post

    Olá Wanderson, boa noite!
    Obrigado pelas suas palavras!

    Sobre a sua pergunta… Eu vi uma foto do Fluminense de Salvador num jornal de lá.
    Apesar de ser em preto e branco… A minha impressão é que era uma cópia do time
    carioca.
    Aliás, me chamou atenção que alguns times de lá tinham o escudo idêntico aos times do Rio.
    O Fluminense, São Cristóvão e o Atlético FC, que era igual ao Americano FC do Rio.

    Espero ter ajudado!

    Abração

  6. Wanderson Pereira

    Parabéns Sérgio, por mais esse grande artigo!!!

    Você saberia dizer se o Fluminense de Salvador, duas vezes campeão baiano, tinha o escudo e as cores iguais ao do Fluminense do Rio de Janeiro?

    Eu já li em algum lugar, que suas cores eram vermelho e amarelo, você confirma?

    abs

  7. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo, irmão e compositor Toninho…
    Muito obrigado pela moral com esse seu parceiro!!

    É noizzz manooó! rsrsrs

  8. Sergio Mello Autor do post

    Olá McNish, boa tarde!
    A sua pergunta é pertinente e com todo sentido!
    Afinal, pesquisei muito justamente por causa desse time!
    Vou esclarecer a sua dúvida!

    Lendo a história do futebol de Ilhéus, os historiadores locais afirmam que a decadência do futebol
    local aconteceu justamente quando a cidade possuía três times na elite baiana em 1967: Flamengo, Vitória e Coco Colo.
    Segundo os especialistas… Devido à rivalidade entre Flamengo, Vitória e Colo Colo, acabou causando muitas brigas internas. Os torcedores não prestigiavam os jogos dos adversários, provocando um verdadeiro caos em virtude das pequenas rendas e altos custos com a importação e salários dos atletas.

    Diante desse caos, em 1969, a solução encontrada foi fundir os três clubes em um, e aí surgiu o ILHÉUS DE FUTEBOL E REGATAS. Porém, a tentativa só durou alguns anos, sendo extinto em 1973.

    Então… Aquele Ilhéus que você viu era o Ilhéus de Futebol e Regatas, que disputou a Primeira Divisão nesse período! Ok?

    Abração

  9. Virginio Saldanha

    Grande artigo, Sérgio. Se você pudesse disponibilizar para nós o escudo sempre no tamanho do 2º e 3º ou maior seria bem vindo. Parabéns e obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *