Tiradentes Esporte Clube – Maceió (AL): anos 50

O Tiradentes Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Maceió (AL). O clube Alviverde, que surgiu no início da década de 50, era formado por estudantes e comandado por Ivon Cordeiro. Naquela época existiam algumas grandes equipes do futebol alagoano na categoria juvenil que eram formados por estudantes. Os jogos entre essas equipes empolgavam os torcedores.

O Tiradentes não se limitava a fazer jogos na capital, mas também excursionava pelo interior e outros estados. Em 1955, o Alviverde foi até a capital pernambucana, onde enfrentou o Sport Recife, no Estádio da Ilha do Retiro. No rubro-negro pernambucano dois jogadores que viriam a ganhar projeção nacional: o goleiro Manga e o atacante Almir Pernambuquinho. Mostrando um bom futebol o Tiradentes vendeu caro a derrota pelo placar de 2 a 1.

Na foto abaixo, o jogador Lauthenay vestindo um traje da delegação alagoana: Calça e camisa branca e um paletó cinza com o escudo do Tiradentes.

Neste mesmo ano, o Tiradentes foi a até Palmeira dos Índios para enfrentar o CSE e venceu por 2 a 0. Na foto abaixo, o time posado do Tiradentes, ao fundo o antigo estádio de Palmeira dos Índios.

Em pé: Carrinho (massagista), Walmar, Ionildo, Cleistenes, Geninho, Jedir, Barra e Ivon Cordeiro (técnico).

Agachados: Agreman, Sarmento, Lauthenay, Aguiar e Tazinho.

 

 Fonte e Fotos: Museu dos Esportes (http://museudosesportes.blogspot.com.br/)

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Alagoas, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Tiradentes Esporte Clube – Maceió (AL): anos 50

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu “Compositor do Blog”.
    Estava com um certo “trauma” de postar algo de Alagoas! rsrrsrs
    Mas trauma é para ser exorcizado! rsrs
    Abração meu amigo!!

  2. Toninho Sereno

    Matéria espetacular, que muito dignifica a história do blog “História do Futebol”. Artigos como esse, e outros postados nestes últimos dias, é que muito nos inspira nesta caminhada. Parabéns!!!

    Grande abraço

  3. Sergio Mello Autor do post

    Valeu, Rodrigão!! Obrigado!!

    Exatamente isso! Nos mesmos moldes do Estudantes!
    O que impressiona é a organização, com direito a traje de viagem!
    Esse time enfrentou os principais clubes da época em Alagoas e outros estados nordestinos!
    Vários jogadores desta equipe se tornaram profissionais e defenderam equipes como o CSA, Sport Recife, Bahia, entre outros!

    Abração!

  4. Rodrigo Santana

    Rapaz, você consegue me surpreender sempre. parabéns!

    Esta equipe nunca jogou profissionalmente? Só amistosos, assim como o C.A. estudantes Paranaense?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *