Contando com a preciosa colaboração do amigo, radialista e monitor da prefeitura de Alenquer, Gil Oliveira… Resgatamos mais uma agremiação. Trata-se do Clube Atlético Alenquerense do Município de Alenquer (PA). Fundado num sábado do dia 15 de Agosto de 1981, a sua sede fica localizada na Rua Paes de Carvalho, 1.070 – Centro – Alenquer (PA).
Por quase duas décadas, o Alenquerense participou do campeonato citadino, conquistando diversos títulos. As boas campanhas motivaram os dirigentes e a cidade em buscar alçar voos maiores.
Com isso, o Alenquerense se aventurou no futebol profissional no Campeonato Paraense de 1997. Contudo, na sua estreia (no dia 15 de junho), o resultado não foi dos melhores: 6 a 0, fora de casa, contra o São Francisco F.C., de Santarém (que acabaria se sagrando campeão naquele ano).
Após a peleja o clube acabou se retirando do certame. No entanto, o Clube Atlético Alenquerense ainda existe e segue disputando as competições do município e faturando títulos e com a promessa de um dia retornar a esfera profissional.
VOCÊ SABIA ?
Localizado a 701 km da capital Belém, Alenquer possui uma população de 54.353 habitantes. A pequena cidade do interior paraense conta com muitas belezas naturais.
Dentre elas, destacam-se as cachoeiras do Vale do Paraíso (Véu de Noiva, de 25 metros; Preciosa, de 35 metros; e Cachoeira Paraíso, de 12 metros).
Esta última, por conter infraestrutura para atendimento turístico, é muito visitada pela população e por turistas que lá visitam. Alenquer também conta com uma formação rochosa erodida pelo vento, que esculpiu gigantescas figuras, onde povos primitivos fizeram inscrições e desenhos até hoje não decifrados.
É a Cidade dos Deuses, que fica a 45 km do centro da cidade. Alenquer também é famosa pela hospitalidade de seu povo. A festa de Santo Antônio, no mês de junho, é uma grande atração na cidade. Nos 13 dias (de 1º a 13 de de junho) da festa alenquerense, há grande número de visitantes na cidade.
Como chegar
Para chegar em Alenquer deve-se pegar uma embarcação em Santarém. A duração da viagem depende do tipo de embarcação escolhida:
– lancha rápida: a viagem demora duas horas e meia e sai em dois horários: às 6 horas e 30 minutos e às 16 horas;
– barco: demora seis horas e sai às 21 horas horas e pode-se pousar no barco (leve sua rede).
Há a opção aérea, através de aeronaves de pequeno tamanho (táxi aéreo). A duração da viagem é de aproximadamente vinte minutos. Na época seca do ano também é possível chegar a Alenquer por estrada de terra, mesmo em carros esportivos comuns, pelos municípios de Prainha ou Monte Alegre.
Fontes e Foto: Rsssf Brasil / Wikipedia / Gil Oliveira
É Sergio sei como é isso. No Paraná dezenas de pequenos municípios as equipes das cidadezinhas utilizam o Brasão municipal como escudo, pois assim conseguem apoio do setor público.
Adoro brasões municipais, são muito bonitos.
Rodrigo, esses uniformes, de fato, tem uma relação entre o time e a prefeitura. Para uma equipe distante a 700 km da capital, o time representa não apenas um clube, mas o município. E os uniformes do Alenquerense e da Seleção Municipal demonstram isso.
Abraços.
Gostei do brasão da cidade, muito bonito, assim como os uniformes do goleiro e do senhor de calça ao lado do mesmo. Seria essas as camisas da seleção municipal?
Acho que loucura seria um termo bem apropriado!
Se existir uma chance… A Federação de Paraense de Futebol é a possibilidade!
Apesar de achar pouco provável! Rsrss
Isso eu tinha notado, huahuahau…
Uma dúvida: a história profissional da equipe se resume a uma única partida? seria loucura querer encontrar a ficha desse jogo?
Apenas para constar: o escudo que aparece na camisa do goleiro (do time posado de 1987) é referente ao brasão da cidade de Alenquer!
Abraços!
Grande Toninho Sereno!!
O nosso cantor e compositor do História do Futebol-Final!!!
Abração amigo!!
Eis aí mais um fruto da determinação, empenho, pesquisa e incansável caçada realizada por membros do blog.
Parabéns a todos aqueles que contribuíram para a confecção e publicação do artigo.
A sorte só vai ‘dar o ar da graça’ se a pessoa correr atrás. Quem deixa de pesquisar por considerar um “sem sorte”, certamente conhece quase nada da vida!
A construção de um edifício demora meses, mas para ser demolido requer apenas alguns segundos! Por isso, é importante preservarmos o nosso espaço sem permitir que oportunistas denigrem a imagem do Blog e, consequentemente, as nossas!
Feito isso, continuaremos prestando um enorme serviço a história do futebol brasileiro e recebendo menções honrosas e diversos livros publicados em todo o Brasil.
Abraços e parabéns a cada um que contribui para o exito de todos!
Ô Sérgio desenrolado, menino.rsrsrs
O Gil cumpriu a promessa, pois ele me disse por e-mail que iria mandar a foto e o escudo do time. Agradecimentos a equipe do Blog História do Futebol e ao Gil Oliveira, por proporcionar uma postagem surpreendente e excelente como esta. Isso é um resgate dos arquivos do futebol brasileiro. Foi a junção de sorte e trabalho, pois uma depende da outra.
Sorte não. Isso é trabalho, dedicação e determinação. Parabéns mais uma vez. Você, juntamente com os demais membros estão dando sobrevida ao blog. Estou feliz por isso.
Agora é só ir para o próximo time que jogou algum estadual que ninguém sabe o escudo… uahuahua
Rodrigo,
A vida não é perfeita, mas tem dias que a sorte nos ajuda!
Um grande abraço!
FANTÁSTICO! INCRÍVEL! MAGNÍFICO… Até que enfim apareceram (mérito do Sergio) as informações da equipe…