Clube Atlético Alenquerense – Alenquer (PA) Escudo Inédito

Contando com a preciosa colaboração do amigo, radialista e monitor da prefeitura de Alenquer, Gil Oliveira… Resgatamos mais uma agremiação. Trata-se do Clube Atlético Alenquerense do Município de Alenquer (PA). Fundado num sábado do dia 15 de Agosto de 1981, a sua sede fica localizada na Rua Paes de Carvalho, 1.070 – Centro – Alenquer (PA).

O Time posado de 1987

Por quase duas décadas, o Alenquerense participou do campeonato citadino, conquistando diversos títulos. As boas campanhas motivaram os dirigentes e a cidade em buscar alçar voos maiores.

Com isso, o Alenquerense se aventurou no futebol profissional no Campeonato Paraense de 1997. Contudo, na sua estreia (no dia 15 de junho), o resultado não foi dos melhores: 6 a 0, fora de casa, contra o São Francisco F.C., de Santarém (que acabaria se sagrando campeão naquele ano).

Após a peleja o clube acabou se retirando do certame. No entanto, o Clube Atlético Alenquerense ainda existe e segue disputando as competições do município e faturando títulos e com a promessa de um dia retornar a esfera profissional.

 

VOCÊ SABIA ?

Localizado a 701 km da capital Belém, Alenquer possui uma população de 54.353 habitantes. A pequena cidade do interior paraense conta com muitas belezas naturais.

Dentre elas, destacam-se as cachoeiras do Vale do Paraíso (Véu de Noiva, de 25 metros; Preciosa, de 35 metros; e Cachoeira Paraíso, de 12 metros).

Esta última, por conter infraestrutura para atendimento turístico, é muito visitada pela população e por turistas que lá visitam. Alenquer também conta com uma formação rochosa erodida pelo vento, que esculpiu gigantescas figuras, onde povos primitivos fizeram inscrições e desenhos até hoje não decifrados.

É a Cidade dos Deuses, que fica a 45 km do centro da cidade. Alenquer também é famosa pela hospitalidade de seu povo. A festa de Santo Antônio, no mês de junho, é uma grande atração na cidade. Nos 13 dias (de 1º a 13 de de junho) da festa alenquerense, há grande número de visitantes na cidade.

 

 

Como chegar

Para chegar em Alenquer deve-se pegar uma embarcação em Santarém. A duração da viagem depende do tipo de embarcação escolhida:

– lancha rápida: a viagem demora duas horas e meia e sai em dois horários: às 6 horas e 30 minutos e às 16 horas;

– barco: demora seis horas e sai às 21 horas horas e pode-se pousar no barco (leve sua rede).

Há a opção aérea, através de aeronaves de pequeno tamanho (táxi aéreo). A duração da viagem é de aproximadamente vinte minutos. Na época seca do ano também é possível chegar a Alenquer por estrada de terra, mesmo em carros esportivos comuns, pelos municípios de Prainha ou Monte Alegre.

 

Fontes e Foto: Rsssf Brasil /  Wikipedia / Gil Oliveira  

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 06. Rodrigo Oliveira, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

14 pensou em “Clube Atlético Alenquerense – Alenquer (PA) Escudo Inédito

  1. Rodrigo Santana

    É Sergio sei como é isso. No Paraná dezenas de pequenos municípios as equipes das cidadezinhas utilizam o Brasão municipal como escudo, pois assim conseguem apoio do setor público.

    Adoro brasões municipais, são muito bonitos.

  2. Sergio Mello Autor do post

    Rodrigo, esses uniformes, de fato, tem uma relação entre o time e a prefeitura. Para uma equipe distante a 700 km da capital, o time representa não apenas um clube, mas o município. E os uniformes do Alenquerense e da Seleção Municipal demonstram isso.

    Abraços.

  3. Rodrigo Santana

    Gostei do brasão da cidade, muito bonito, assim como os uniformes do goleiro e do senhor de calça ao lado do mesmo. Seria essas as camisas da seleção municipal?

  4. Sergio Mello Autor do post

    Acho que loucura seria um termo bem apropriado!
    Se existir uma chance… A Federação de Paraense de Futebol é a possibilidade!
    Apesar de achar pouco provável! Rsrss

  5. Rodrigo Santana

    Isso eu tinha notado, huahuahau…

    Uma dúvida: a história profissional da equipe se resume a uma única partida? seria loucura querer encontrar a ficha desse jogo?

  6. Sergio Mello Autor do post

    Apenas para constar: o escudo que aparece na camisa do goleiro (do time posado de 1987) é referente ao brasão da cidade de Alenquer!

    Abraços!

  7. Sergio Mello Autor do post

    Grande Toninho Sereno!!
    O nosso cantor e compositor do História do Futebol-Final!!!
    Abração amigo!!

  8. Toninho Sereno

    Eis aí mais um fruto da determinação, empenho, pesquisa e incansável caçada realizada por membros do blog.
    Parabéns a todos aqueles que contribuíram para a confecção e publicação do artigo.

  9. Sergio Mello Autor do post

    A sorte só vai ‘dar o ar da graça’ se a pessoa correr atrás. Quem deixa de pesquisar por considerar um “sem sorte”, certamente conhece quase nada da vida!
    A construção de um edifício demora meses, mas para ser demolido requer apenas alguns segundos! Por isso, é importante preservarmos o nosso espaço sem permitir que oportunistas denigrem a imagem do Blog e, consequentemente, as nossas!
    Feito isso, continuaremos prestando um enorme serviço a história do futebol brasileiro e recebendo menções honrosas e diversos livros publicados em todo o Brasil.

    Abraços e parabéns a cada um que contribui para o exito de todos!

  10. Virginio Saldanha

    O Gil cumpriu a promessa, pois ele me disse por e-mail que iria mandar a foto e o escudo do time. Agradecimentos a equipe do Blog História do Futebol e ao Gil Oliveira, por proporcionar uma postagem surpreendente e excelente como esta. Isso é um resgate dos arquivos do futebol brasileiro. Foi a junção de sorte e trabalho, pois uma depende da outra.

  11. Rodrigo Santana

    Sorte não. Isso é trabalho, dedicação e determinação. Parabéns mais uma vez. Você, juntamente com os demais membros estão dando sobrevida ao blog. Estou feliz por isso.

    Agora é só ir para o próximo time que jogou algum estadual que ninguém sabe o escudo… uahuahua

  12. Rodrigo Santana

    FANTÁSTICO! INCRÍVEL! MAGNÍFICO… Até que enfim apareceram (mérito do Sergio) as informações da equipe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *