Gonçalense Futebol Clube – São Gonçalo (RJ)

Além de ter contado da sua futura casa, farei uma breve apresentação do Gonçalense Futebol Clube, localizado no município de São Gonçalo, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro.

Fundado no dia 13 de março de 2006, o Gonçalense debutou no futebol profissional este ano, e, de cara, conquistou o título do Campeonato Carioca da Série C de 2014.

O primeiro investimento do presidente Joacir de Oliveira Thomaz (dono da empresa Macroaction Construtora) foi adiquirir o Tanguá Esporte e Cultura, em 2013. Em seguida iniciou as obras da nova Arena em outubro, mudou o nome para Gonçalense Futebol Clube e comprou um ônibus particular para o clube (foto abaixo).

Enquanto a nova arena, CT de Treinamentos e Sede não ficam prontas, o clube mantém a sua ‘sede provisória’ na Rua V. Antônio Teixeira de Macedo, 393, no município de Tanguá (vizinho de São Gonçalo).

CAMPANHA

No inédito título do Carioca da Terceirona, o Gonçalense Futebol Clube disputou 21 jogos, com 16 vitórias, cinco empates e duas derrotas; marcando 43 gols e sofrendo apenas 11; com saldo pomposo de 32.

Na decisão, o Gonçalense enfrentou o novo rival da cidade: São Gonçalo F.C. No primeiro jogo (21-09-14), o Gonçalense, como visitante, venceu por 2 a 1, no Estádio Lourival de Almeida, no Distrito de Sampaio Correia, em Saquarema.

No jogo de volta (28-09-14), o Gonçalense segurou o empate sem gols, no Estádio Giulite Coutinho, no Distrito de Edson Passos, em Mesquista, faturando o inédito caneco, na sua curta história!

 

Fonte e Fotos: Site do clube – FFERJ

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Gonçalense Futebol Clube – São Gonçalo (RJ)

  1. Rodrigo Santana

    Caro Sergio, belo artigo, como sempre. Se tudo ocorrer como planejado poderemos ver em breve o Gonçalense campeão carioca da 1ª divisão.

    Você que é um bom conhecedor do futebol caroca, assim como fez com o Gonçalense, poderia nos brindar com o histórico das demais equipes da cidade, as atuais e outras que possam ter existido e jogado profissionalmente?

  2. Sergio Mello Autor do post

    Olá Roberto, boa tarde!
    Não teremos três clubes, por que o São Gonçalo Esporte Clube foi rebaixado este ano para a Terceirona (juntamente com o Quissamã e Paduano).

    Tirando o Gonçalense, o mais novo rico no pedaço, que já contei… O São Gonçalo E.C., que manda os seus jogos no campo do Clube Esportivo Mauá), é de propriedade do deputado estadual Rafael do Gordo.
    O clube ganhou destaque por contratar veteranos como goleiro Sílvio Luiz (ex-America, São Caetano, Vasco, Corinthians, entre outros); o atacante Marco Brito (ex-America, Fluminense, Coritiba e Vasco); o volante Roberto Brum (ex-Fluminense), entre outros.
    É um clube que não vejo futuro. E com esse rebaixamento acho pouco provável que continue!

    Já o São Gonçalo Futebol Clube (sir oficial: http://www.saogoncalofc.com.br/), fundado em 2009, só se filiou a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro(Ferj) dois anos depois.
    A sua estreia no âmbito profissional aconteceu em 2012. Após duas temporadas com campanhas modestas, o São Gonçalo conseguiu este ano o vice-campeonato, e, consequentemente, o acesso para o Estadual da Série B de 2015.
    Pelo que venho acompanhando, este clube tem uma linha simples e com os pés no chão, e me parece que tem potencial para crescer. Tanto é que tem o patrocínio da Unimed! Talvez o problema seja a falta de um campo próprio. Na Terceirona mandou os seus jogos no Motorista F.C., em Rio Bonito. O único jogo que não atuou lá foi na final, quando atuou no campo do Sampaio Correia, em Saquarema.

    Dito isso, acredito que o Gonçalense é um forte candidato a se tornar o primeiro clube de São Gonçalo a chegar à elite do futebol do Rio. Aliás, vale destacar que uma cidade com uma população de 1.025.507 habitantes, segundo o censo de 2013, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não ter um bom estádio e time era estranho. Acredito que o Gonçalense chegou para atender uma enorme demanda de uma cidade que ama futebol!
    Por isso, não estranhe se um dia ver o Gonçalense na Primeira Divisão com o Catarinão lotado, torcendo para o Gonçalense!
    Abs.

  3. Roberto Saraiva

    Sergio, então vamos ter 3 equipes de São Gonçalo na segunda divisão carioca?

    GONÇALENSE
    SÃO GONÇALO EC
    SÃO GONÇALO FC

    Pode falar um pouco sobre os outros dois?

  4. Sergio Mello Autor do post

    Apenas para esclarecer.
    Se observarem as fotos irão notar que não há estrela no escudo.
    Contudo, o clube acrescentou a estrela dourada há uma semana (correspondente ao título Estadual da terceira Divisão).
    Por isso, o escudo postado corresponde ao modelo atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *